5 dicas para limpar seu nome no Google

Redação02/12/2015 20h04, atualizada em 02/12/2015 20h20

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O conteúdo postado nas redes sociais pode acabar prejudicando a sua vida real, especialmente quando replicado nos buscadores. Para evitar que o robô do Google espalhe registros a seu respeito, confira as dicas da diretora de Negócios da Status Labs, Julia Souza.

1) Certifique-se de que você não está “logado” em nenhum navegador

Ter certeza de não estar logado a nenhum navegador e de que o histórico de pesquisa está limpo é o primeiro passo. Apenas assim você conseguirá ver o que as outras pessoas do mundo veem quando digitam o seu nome. De outra forma, eles mostrarão resultados personalizados para você.

2) Identifique resultados problemáticos e remova o que puder

Veja com atenção todas as primeiras páginas de resultados e veja se encontra comentários, fotos ou qualquer outro tipo de coisa que seja negativo ou que você não gostaria que fosse público.

As informações que estão em seus próprios perfis das redes sociais podem ser removidos imediatamente por você mesmo, ou você pode optar por alterar as configurações de privacidade. As coisas que estiverem em sites ou na imprensa dificilmente serão removidas, mas há como impedir que elas apareçam nos primeiros resultados de busca, que é o tema da próxima dica.

3) Desenvolva um novo conteúdo

Ao criar um novo conteúdo, você desenvolve um algoritmo na internet que recebe uma classificação alta do Google como relevante. Pode ser um site pessoal, um blog com o seu currículo. O mais indicado é que o domínio tenha o seu próprio nome, o que faz com que ele chame ainda mais atenção por esses sites de busca.

Contas nas redes sociais que existem, como Facebook, Instagram e Twitter, também são bem classificadas, especialmente se atualizadas com frequência. Só não se esqueça de personalizar as configurações de privacidade para evitar que conteúdo indesejado apareça publicamente.

4) Verifique os sites corretores de dados

Alguns sites, como o PeopleSmart, o Intelius, o Pipl Spokeo, o ZoomInfo e o Whitepages, conseguem obter informações pessoais por mídias sociais e cadastros em sites e as tornam públicas. Por essa razão é interessante verificá-los com frequência para se assegurar de que o conteúdo que você removeu, não foi publicado novamente por eles.

5) Seja proativo

Em casos em que você não consegue controlar a divulgação de fotos ou informações, não hesite em entrar em contato com os administradores do site em questão e pedir para que removam o conteúdo. Se essa abordagem não funcionar, procure um advogado que possa ajudá-lo na elaboração de um aviso de remoção.

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital