Nesta sexta-feira, 8 de março, é comemorado o Dia Internacional da Mulher no mundo todo. Para celebrar a data, o Google lançou um Doodle especial. A página inicial do buscador hoje traz frases inspiradores sobre ou ditas por mulheres.
O logo do Google foi substituído hoje por um banner interativo. Ao clicar ou tocar (se você estiver no celular) no botão de “play”, o Doodle começa a exibir uma sequência de 13 slides com citações de mulheres que marcaram a História.
O primeiro slide é uma citação da romancista brasileira Clarice Lispector: “Sou mais forte do que eu”. A arte foi criada pela designer brasileira Cyla Costa, baseada em Curitiba. A frase é dita por Lispector na abertura do romance “Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres”, publicado em 1969.
“Uma frase tão simples, por mais poderosa que seja: para mim, significa o poder de auto-superação e a reflexão de uma mulher sobre o que ela realmente é versus o que a sociedade diz que ela deveria ser”, disse a designer Cyla Costa sobre o trabalho no Doodle. “Deixe que cada mulher escolha sua própria versão de ‘eu’.”
As artes usadas no slide foram feitas por designers mulheres do mundo todo. O Doodle principal, que dá início à sequência de citações, é obra da artista norte-americana Melissa Crowton, com a palavra “mulher” em diversos idiomas. Além de Clarice Lispector, as outras personalidades celebradas no Doodle são:
- Frida Kahlo, artista e escritora (arte da argentina Yai Salinas);
- Mae Jamison, astronauta e engenheira (arte de Kate Forrester);
- Emma Herwegh, escritora alemã (arte de Rosa Kammermeier);
- Yoko Ono, ativista (arte de Hazuki Tamano);
- Beno Zephine, diplomata indiana (arte de Sabeena Karnik);
- Mary Kom, boxeadora (arte de Sabeena Karnik);
- Zaha Hadid, arquiteta (arte de um estúdio indiano formado só por mulheres, o Abjad Design);
- Millicent Fawcett, escritora britânica (arte de Gemma O’Brien);
- Marina Tsvetaeva, poetisa russa (arte de Yai Salinas);
- George Sand, romancista francesa (arte da brasileira Cyla Costa);
- Sanmao, escritora taiwanesa (arte de Hazuki Tamano);
- Chimananda Adichie, escritora nigeriana (arte de Zuzanna Rogatty).
“O processo de escolha das 13 citações foi extremamente difícil”, explicou o Google, “mas pretendíamos incluir uma representação diversificada de vozes em um dia que celebra o passado, presente e futuro de diversas comunidades de mulheres em todo o mundo”.