O Departamento de Justiça dos EUA abrirá uma investigação antitruste sobre o Facebook, afirmou uma fonte próxima ao assunto nesta quarta-feira (25). Paralelamente, o órgão informou nesta semana que iniciaria uma investigação sobre plataformas online, já que algumas preocupações foram levantadas sobre “pesquisa, mídia social e alguns serviços de varejo online”.

Se for confirmada, esta será a quarta investigação antitruste recente contra o Facebook. A plataforma de mídia social também enfrenta investigações da Comissão Federal do Comércio (FTC) do EUA: de um grupo de procuradores gerais de Estado, liderados pelo representante de Nova York, e do Comitê Judiciário da Câmara dos Deputados dos EUA.

Grandes empresas de tecnologia têm sido alvo cada vez mais frequente de investigações sobre violação de privacidade e influência de mercado. O Facebook, com seus 2,4 bilhões de usuários mensais, fechou acordo recentemente para pagar US$ 5 bilhões pelo escândalo de compartilhamento de dados de 87 milhões de usuários com a empresa de consultoria política britânica Cambridge Analytica.

Representantes da companhia não se manifestaram até o momento. Nenhuma das agências revelou o foco das investigações, embora o Wall Street Journal tenha relatado que o processo aberto pela FTC se concentra nas aquisições da empresa. A maior rede social do mundo comprou quase 90 empresas desde 2003, de acordo com a S&P Global.

Fonte: Reuters