Recentemente, o Facebook lançou o Messenger Kids, uma versão do seu serviço de mensagens voltado para crianças menores de 13 anos. A rede social descreve a ferramenta, que inclui uma seleção de filtros, emojis, adesivos e GIFs, como uma forma das crianças falares com parentes e amigos.

A rede social ainda enfatizou que a plataforma não conta com anúncios ou conteúdo pago, além de que não venderia as informações dos usuários menores de idade para anunciantes. Porém, conforme relata o TechCrunch, defensores da saúde infantil acusam a empresa de usar a ferramenta como uma “porta de entrada” para a rede social, familiarizando as crianças com a plataforma e aumentando as chances de elas usarem o Facebook no futuro.

O grupo “Commercial-Free Childhood” reuniu cerca de 100 defensores e grupos de saúde infantil para assinar uma carta aberta pedindo ao CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, que encerre o serviço do Messenger Kids.

A carta afirma que a rede social é irresponsável em lançar uma plataforma voltada para crianças da pré-escola, sendo que há um aumento na preocupação de como as mídias sociais afetam os jovens.

“As crianças mais novas simplesmente não estão prontas para ter contas em redes sociais”, argumenta o grupo. “Elas não têm idade suficiente para navegar na complexidade dos relacionamentos online, que muitas vezes levam a mal-entendidos e conflitos, mesmo entre usuários mais maduros. Eles também não têm uma compreensão totalmente desenvolvida da privacidade, incluindo o que é apropriado compartilhar com os outros e quem tem acesso às suas conversas, fotos e vídeos “.

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