Davi contra Golias: como vencer os grandes players na Black Friday

Para ter sucesso nessa data, comece com um bom planejamento. Entenda o contexto do seu negócio e os hábitos de consumo do seu público-alvo.
Redação21/11/2018 13h33, atualizada em 22/11/2018 00h00

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A história de Davi e Golias é um daqueles contos que todo mundo conhece, mesmo sem tê-lo lido. E, assim como toda boa história, traz diversas interpretações e ensinamentos que podemos levar para outros cenários e contextos, como o mundo dos negócios.

Além da fé (não necessariamente religiosa) que todo empreendedor precisa ter para enfrentar concorrentes muito maiores e fortes que ele, a parábola bíblica nos ensina a importância da inteligência, estratégia e de um plano bem definido para ter sucesso, o que pode ser transferido para a Back Friday, um dos eventos mais importantes do ano para quem vende.

De acordo com levantamento da Ebit | Nielsen, empresa que mede a reputação das lojas virtuais por meio de pesquisas com consumidores reais, o faturamento do comércio eletrônico desse ano deve girar em torno de R$ 2,43 bilhões na Black Friday e o gasto médio será de R$ 1.283, somando o valor investido em lojas físicas e virtuais. Já a pesquisa do Reclame Aqui revelou que mais de 23% dos consumidores estão dispostos a gastar acima de R$ 2 mil reais na data.

Com um volume tão alto de transações, não dá para ignorar a relevância da Black Friday, principalmente se você trabalha com produtos mais caros e itens para casa, já que, de acordo com estudo publicado pelo Google, esses são os principais alvos dos consumidores, com destaque para smartphone, TV, eletrodomésticos e produtos de informática em geral.

Para ter sucesso nessa data, o ideal é começar com um bom planejamento. Assim como Davi avaliou a situação antes de tomar qualquer decisão e buscou ferramentas que pudesse utilizar para enfrentar o gigante Golias, já que o confronto corporal não seria a melhor ideia, você precisa entender o contexto do seu negócio, quais os hábitos de consumo do seu público-alvo e as melhores formas e canais para atrai-lo para o seu e-commerce.

No lugar de espadas, Davi escolheu a funda e selecionou pedras perfeitamente lisas para usar na batalha. No caso das lojas virtuais, em vez de ir direto para uma batalha pelo preço, oferecer frete grátis pode ser uma arma poderosa para chamar atenção dos consumidores. Traçando o mesmo paralelo, o trabalho não é apenas selecionar os produtos a esmo, mas fazer um estudo para entender quais itens atraem mais a atenção dos clientes e possuem menor chance de prejuízo.

Depois de planejar e encontrar as ferramentas para enfrentar Golias, Davi se antecipou e atacou primeiro. Essa também pode ser uma boa tática para lojistas menores que queiram aproveitar o evento, adiantando suas promoções para o início e meio de novembro, quando os players maiores não estão tão ativos. Dessa forma, com menos concorrência, a chance de ter sucesso é maior.

Um fato que não é tão comentado quanto os demais acontecimentos da parábola e que é assombreado pela coragem de Davi, é que ele não foi para a luta somente com coragem e fé, mas com experiência e consciência de que era possível vencer a luta. Quando questionado sobre sua força frente ao gigante, ele afirma que já havia lutado e vencido inimigos maiores, um leão e um urso.

Esse também é um valioso ensinamento! Antes de entrar de cabeça e sair remarcando os preços, avalie, planeje e tenha certeza de que poderá vencer. Para isso, é importante acompanhar as estratégias dos concorrentes diretos e indiretos e priorizar produtos que poderão ter maior exclusividade.

Fique atento a itens perto da validade, pois são ótimos para serem ofertados em grandes promoções, já que devem ser vendidos antes do vencimento para evitar maiores prejuízos com estoque e descarte.

A última dica não vem da parábola, mas é tão importante quanto as demais: cuidado para não operar no negativo (a não ser que seja algo planejado e com um objetivo claro). No mais, planeje com inteligência e boas vendas nesta Black Friday!

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital