Se você sentiu alguma dificuldade de usar algum serviço da Microsoft ou outras plataformas online nesta terça-feira, 4, existe uma razão bem simples para isso. Um dos datacenters da Azure, a plataforma de computação em nuvem da empresa, usada por várias companhias ao redor do mundo, simplesmente ficou inoperante durante boa parte do dia, prejudicando clientes pelo planeta.
Os sistemas do Azure começaram a apresentar problemas a partir das 6h da manhã no horário de Brasília. Até o momento, a Microsoft ainda tenta reparar o estrago para retomar a normalidade das atividades, como aponta o site ZDNet.
Segundo a página de status do Azure, o estrago aconteceu especificamente nos servidores da região Centro-Sul dos Estados Unidos, onde houve um “evento climático severo” com direito a raios, que causaram um surto de tensão que afetou os sistemas de refrigeração do data center.
Diante dessa situação, clientes que tinham recursos hospedados no data center do Centro-Sul dos EUA podem ter sua operação afetada, como informa a própria Microsoft na página oficial da empresa.
A situação, claro, acaba se espalhando também para outras regiões. Como nota a Microsoft na página de suporte, o problema pode afetar a autenticação do Azure Active Directory, que é usado também por clientes de outros lugares além do Centro-Sul dos EUA.