São Paulo é responsável por 40% das fraudes no e-commerce brasileiro

Alto índice se estende à região Sudeste, que responde por 60% das tentativas de fraude no Brasil
Redação06/08/2019 20h12, atualizada em 06/08/2019 23h20

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Com o crescimento dos serviços de compras on-line, crescem também as tentativas de golpe neste sistema. E os dados do Censo da Fraude, realizado pela Konduto, mostram uma situação preocupante para os paulistas: de cada 10 mil compras on-line fraudulentas no Brasil, pouco mais de 4 mil têm origem em São Paulo. O estado ocupa a primeira posição em compras fraudulentas no país, com 40,68%.

Na sequência, no ranking de estados que mais sofrem com fraude, estão Rio de Janeiro (9,77%), Minas Gerais (8,15%) e Bahia (5,36%). O relatório foi elaborado a partir da análise de mais de 128 milhões de pedidos que passaram pelo sistema da empresa em 2018.

Além desta metodologia, o estudo também considera a representatividade de cada unidade federativa dentro do cenário de pagamentos digitais, dividindo a quantidade de tentativas de fraude em cada estado pelo total de compras realizadas. Nesta segunda análise, os resultados mudam bastante. Norte e Nordeste se sobressaem, e os estados de Tocantins e Maranhão figuram no topo da lista (5,89% e 5,22%, respectivamente). São Paulo, neste caso, é apenas o 19º estado no ranking.

A região Sudeste como um todo lidera no chamado fraud share, análise que parte da divisão das tentativas de fraude por Estado ou região pelo total nacional. São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, nessa avaliação, concentram 60,03% das tentativas de fraude do Brasil.

No entanto, isso acontece também porque o Sudeste possui a maior participação no e-commerce brasileiro. “A atividade de criminosos cibernéticos nesta região está diluída em meio a tantos consumidores legítimos no e-commerce. Já nos estados com menor participação, as compras fraudulentas se sobressaem”, explica Tom Canabarro, cofundador da Konduto.

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital