Pesquisadores da Universidade de Utah, nos Estados Unidos, desenvolveram um par de óculos que consegue dar foco automático ao que o usuário está olhando. De acordo com os responsáveis pelo projeto, o dispositivo consegue identificar se a pessoa está olhando para longe ou para perto e dar uma espécie de “zoom” eletrônico para melhorar a visão.
Os óculos contêm baterias, medidores infravermelhos de distância e glicerina. Quando a pessoa olha para algo, o sensor infravermelho mede a distância e envia um sinal para o sistema que, em 14 milissegundos, altera o foco, oferecendo uma visão clara.
O “grau” do usuário pode ser inserido no sistema via smartphone e as informações são enviadas via Bluetooth, o que significa que pode ser possível manter os mesmos óculos ainda que o grau mude. “A maioria das pessoas que têm óculos de leitura têm que colocá-los e tirá-los o tempo todo. Você coloca este e a visão está sempre nítida”, explica Carlos Mastrangelo, líder da pesquisa.
A desvantagem, como é possível perceber, é que os óculos não são tão bonitos.
O projeto não é o único a desenvolver lentes com foco automático. O Google e uma empresa chamada Optics já trabalham com ideias semelhantes, mas ainda não há previsão de lançamento para elas.
Via Engadget