Criador do Adblock Plus lança extensão para detectar notícias falsas

Redação13/06/2018 15h15, atualizada em 13/06/2018 15h27

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Adblock Plus é uma das extensões mais populares para navegadores, responsável por bloquear anúncios irritantes em páginas da web. Agora, seu criador lançou uma nova ferramenta: o Trusted News, uma extensão que detecta notícias falsas.

Por enquanto, o app está disponível em fase de testes apenas para o Chrome e só funciona com conteúdo em inglês. Uma vez instalado, ele exibe um selo que muda de cor conforme a integridade e a credibilidade do site sendo acessado.

Se o selo fica verde, é porque aquele site é confiável. Se fica amarelo, significa que se trata de um veículo “tendencioso”. Há ainda selos como “não confiável” (vermelho), “sátira” (azul), “caça-clique”, “criado por usuários” e “malicioso”.

Mas quem define se um site é confiável ou não? Nesta fase beta, o Trusted News se baseia na análise de quatro agências de checagem dos EUA: PolitiFact, Snopes, Wikipedia e Zimdars’ List. Se o site ainda não foi verificado por elas, a extensão exibe o selo “desconhecido” (preto).

Ben Williams, diretor de ecossistemas da Eyeo, a empresa que faz o Trusted News e o Adblock Plus, contou ao Techcrunch que, no futuro, o objetivo é fazer com que essas verificações sejam feitas com base no feedback dos próprios usuários.

O Trusted News ganhará um recurso para que os usuários possam contestar as análises, se quiserem. E, mais adianta ainda, a Eyeo espera descentralizar a análise desse feedback usando a rede de blackchain da criptomoeda Ethereum, de modo que todos os feedbacks sejam tratados igualmente.

Para impedir que pessoas abusem do sistema para reduzir a credibilidade de um site simplesmente por não gostar dele, Williams disse que essa blockchain terá “mecânicas de games” para recompensar o bom comportamento e punir o mau.

“Quero enfatizar que esta é uma primeira e humilde tentativa – é uma versão beta. Queremos ver como acontece. Queremos que as pessoas nos deem um feedback honesto. E queremos melhorar. Então, não é meramente uma questão de onde estão os rótulos, mas também: é isso o que as pessoas querem?”, disse o executivo ao Techcrunch.

A Eyeo também diz que o Trusted News não será monetizado, de modo que nenhuma empresa de mídia poderá pagar para não ser avaliada pelo aplicativo. A extensão pode ser baixada aqui pela Chrome Web Store.

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital