Correios lançam webchat, mas serviço ainda é muito limitado

A reportagem do Olhar Digital teve de fazer duas tentativas para conseguir atendimento. O primeiro contato não foi respondido nem após mais de 90 minutos de espera
Roseli Andrion27/12/2019 20h44, atualizada em 27/12/2019 20h51

20190821110623

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Os Correios acabam de anunciar os testes de seu atendimento via webchat. Segundo a empresa, o objetivo é tornar o contato com os clientes mais eficiente e dinâmico. Para isso, a ferramenta permite que o consumidor interaja em tempo real com um atendente.

A ideia é atender, inicialmente, até 2 mil pessoas por dia. Os horários são de segunda a sexta-feiras, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 14h. Para encontrar o recurso, é preciso ir ao à página dos Correios e procurar o link no rodapé.

Reprodução

O período de teste do webchat vai ser de 90 dias. Depois disso, a empresa pretende implantar um chatbot que atuará como assistente virtual dos Correios. Com ele, a companhia quer automatizar o atendimento aos clientes.

O Olhar Digital testou o serviço. Na primeira tela, o usuário deve inserir seus dados pessoais e o tipo de contato que quer fazer – ou seja, sobre qual assunto quer falar.

Reprodução

Reprodução

Na primeira tentativa, entretanto, não houve atendimento. Quando chegou à tela a seguir, nenhum atendente se conectou. Até o momento desta publicação, mais de 90 minutos após o contato inicial, essa tentativa ainda continuava sem atendimento.

Reprodução

Em uma segunda tentativa, uma atendente apareceu em cerca de 1 minuto.

Reprodução

Reprodução

 Reprodução

Reprodução

A profissional foi bastante solícita, mas o atendimento em si é limitado. Os atendentes só oferecem informações a respeito de encomendas já enviadas. Para outras situações – eu perguntei o custo de um envio, por exemplo -, são orientados a oferecer o link em que o cliente pode encontrar mais informações.

De modo geral, a ferramenta é útil, mas ainda precisa passar por ajustes e adaptações para que possa ser usada por mais clientes. Só assim vai ser de fato possível tornar o atendimento mais eficiente e dinâmico.

Colaboração para o Olhar Digital

Roseli Andrion é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital