Pela primeira vez na história, a próxima Copa do Mundo vai contar com a ajuda da tecnologia para resolver um dos principais problemas dos jogos de futebol: dúvidas com relação à arbitragem. De acordo com a FIFA, a Copa do Mundo de 2018 vai usar os chamados árbitros de vídeos para eliminar questionamentos e evitar erros. As repetições serão instantâneas.
FIFA President Gianni Infantino says video assistant referees will be used at the World Cup for the first time at 2018 tournament in Russia
— Sky News Newsdesk (@SkyNewsBreak) April 26, 2017
“No Mundial de 2018 vamos ter árbitro de vídeo, porque até agora os resultados são muito positivos. Não é possível que, em 2017, quase todo mundo no estádio ou em casa veja em segundos se o árbitro cometeu um erro, e o único que não possa ver seja o árbitro”, explicou o presidente da FIFA, Gianni Infantino.
Os replays de jogadas não são novidade nos esportes. Uma série de modalidades que já contam com o recurso, mas no futebol sempre existiram dúvidas sobre a eficácia e utilidade das câmeras. A novidade será testada na Copa das Confederações.