O terceiro trimestre de 2019 foi de queda para o mercado global de smartphones, segundo a consultoria Gartner. A diminuição registrada foi de 0,4% em relação ao mesmo período de 2018 – e ficou claro que os consumidores têm tentado obter o máximo valor de seus investimentos.
Segundo Anshul Gupta, Diretor Sênior de Pesquisa do Gartner, a maioria dos usuários quer ter o smartphone mais barato. “Os clientes têm optado por celulares de médio porte, que oferecem uma melhor relação custo-benefício”, afirma.
Esse comportamento levou algumas marcas a fortalecerem seus portfólios de entrada e de modelos intermediários. Com essa estratégia, Samsung, Huawei e Oppo cresceram no período, enquanto a Apple registrou declínio nas vendas.
Assim, a Samsung manteve a liderança com aumento de 7,8% nas vendas na comparação anual. A Huawei, por sua vez, viu as vendas subirem 26% – a única dos cinco principais fornecedores mundiais a ter crescimento de dois dígitos. Tudo isso graças a seu desempenho na China, onde vendeu 40,5 milhões de smartphones. Internacionalmente, entretanto, o embate com os EUA já trazem impactos negativos à marca.
Já as vendas do iPhone, da Apple, continuaram em queda no terceiro trimestre de 2019. Foram 10,7% menos unidades comercializadas em relação ao mesmo período do ano passado.