Um projeto disponível para financiamento coletivo no Kickstarter quer produzir o primeiro relógio inteligente modular, baseado nos chamados ‘smartphones Lego’. O relógio conta com uma tela e módulos que funcionam como partes da pulseira, mas possuem diferentes finalidades.
Segundo os desenvolvedores, a principal vantagem do relógio modular, chamado de Blocs, é a possibilidade de trocar seus componentes, atualizando o sistema e garantindo que o modelo não fique ultrapassado. “Relógios foram feitos para durar”, explica a startup no projeto.
Plataforma aberta
Qualquer pessoa ou empresa pode criar módulos para o relógio, entre eles opções de jogos, atividades físicas, saúde, trabalhos e até pesquisa acadêmica.
Quem optar por não comprar nenhum módulo poderá usar o relógio como um relógio inteligente comum, contando com recursos como notificações do smartphone, controle de voz e rastreamento de atividades.
Quem gostou do projeto pode adquirir um Blocs por a partir de US$ 195. A versão dá direito ao mostrador e a uma pulseira comum. Por US$ 250, o usuário pode escolher 4 módulos, como rastreador de atividades, módulo GPS, sensor NFC e medidor de batimentos cardíacos. A previsão de entrega é para maio de 2016.