Nesta semana, o aplicativo Conecte SUS, disponibilizado pelo Governo do Brasil para reunir as informações médicas de usuários do SUS (Sistema Único de Sáude), recebeu uma atualização que possui suporte à plataforma Wallet do iOS.
Com o novo suporte, o Cartão Nacional de Saúde (CNS) passa a poder ser acessado rapidamente por meio do Wallet, inclusive com o número de registro do usuário. O acesso fácil ao CNS é importante, visto que se trata de um documento que serve como identificação – tanto para serviços de saúde públicos quanto privados – e reúne informações dos pacientes da rede pública, como exames, atendimentos e vacinas.
O Wallet, por sua vez, é o aplicativo da Apple que permite o cadastro de cartões de crédito e débito compatíveis com o Apple Pay, bem como de comprovantes de viagem, reservas de hotel, ingressos e cartões de identificação – que é o caso do CNS.
Etapas do processo de criação do CNS virtual no Wallet. Imagem: MacMagazine
Para gerar um CNS virtual é preciso, primeiramente, baixar o aplicativo Conecte SUS e fazer o login a partir do CPF. Para quem ainda não tem uma conta, basta clicar na opção “Crie sua Conta” para ser direcionado às alternativas de cadastro.
Depois de feito o login, toque no menu “Home” do aplicativo para encontrar um ícone laranja localizado na parte inferior direita da tela, o qual deve ser clicado para que seja gerado o CNS.
Como cartão gerado, é só baixá-lo tocando no botão ao lado do ícone de compartilhamento e escolher “Adicionar”. Pronto, seu CNS já está no Wallet. No entanto, vale ressaltar que uma mensagem de erro pode ser exibida antes que o processo seja, de fato, concluído.
Via: MacMagazine