Computadores poderão, em breve, adivinhar o que as pessoas estão pensando. Pesquisadores da Universidade de Oregon desenvolveram um sistema capaz de prever frases não ditas somente ao analisar a atividade do cérebro. Em testes a precisão em “adivinhar” os pensamentos foi de 70%.
Os pesquisadores usaram varreduras do cérebro feitas através de ressonância magnética em 14 participantes, enquanto eles faziam a leitura silenciosa de 240 frases diferentes. Depois disso, os cientistas usaram um sistema para procurar padrões neurais associados a determinadas palavras.
Assim, eles criaram uma espécie de dicionário, conseguindo identificar através do cérebro o uso de determinadas palavras. Mais tarde, foi possível recombinar os padrões de atividade de palavras individuais para prever novas frases construídas com elas.
Isso significa que o computador é capaz de prever, por exemplo, a frase “A família jogou na praia”, mesmo que nunca tenha ouvido exatamente essa sentença. “Descobrimos que podemos prever os padrões de atividade cerebral – não perfeitamente, mas significativamente melhor do que o acaso”, explica Andrew Anderson, um dos pesquisadores.
De acordo com os responsáveis pelo estudo, no futuro o sistema poderá ajudar pessoas que sofreram AVCs a se comunicarem. “Não será agora, nem no próximo ano, mas esse tipo de pesquisa pode ajudar as pessoas que têm problemas com a produção de linguagme, incluindo aquelas que sofreram lesões cerebrais ou AVCs. Ao pesquisar a atividade do cérebro relacionada com palavras e frases, essas pessoas poderiam se comunicar através de um computador”, explica Anderson.
Via DailyMail