Uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira, 26, pela Ebit, empresa que monitora o comércio eletrônico nacional, mostra que as compras de Natal movimentaram R$ 7,7 bilhões no e-commerce neste ano, um crescimento de 3,8% em relação ao mesmo período de 2015.

O tíquete médio, valor gasto por cada comprador, também foi maior, cerca de R$ 463, aumento de 10,3% em relação ao ano anterior. O volume total de pedidos, no entanto, ficou 5,9% abaixo, com 16,6 milhões de encomendas, mas a queda não chegou a impactar o faturamento.

“As expectativas que se confirmaram positivas com relação à Black Friday não se estenderam para todo o período do Natal. As vendas natalinas foram mais concentradas nos dias da Black Friday e consequentemente esfriaram nas semanas seguintes. Outra questão relevante foram os indicadores macroeconômicos que apresentaram redução da confiança do consumidor nos últimos dois meses e, em contrapartida, o aumento da incerteza com relação à economia brasileira. Isso refletiu diretamente nas vendas do varejo restrito, incluindo o e-commerce”, explica Pedro Guasti, CEO da Ebit.

De acordo com a Ebit, as categorias mais vendidas em volume na época do Natal foram: 

  1. Eletrodomésticos
  2. Moda e acessórios
  3. Telefonia e celulares
  4. Cosméticos e perfumaria, cuidados pessoais e saúde
  5. Casa e decoração

O levantamento considerou vendas de bens de consumo realizadas na web entre 15 de novembro e 24 de dezembro, portanto, as vendas da Black Friday, que totalizaram R$ 1,9 bilhão de aconteceram em 25 de novembro, estão incluídas nos resultados. Segundo a Ebit, elas correspondem a 25% do faturamento total.