Graças à flexibilidade e à conveniência de ter acesso aos arquivos em qualquer lugar, soluções de armazenamento na nuvem estão se tornando cada vez mais populares. Com o crescimento dos dispositivos móveis, queremos ter cada vez mais sincronização entre os arquivos deles e os de nossos computadores.

A maioria dos serviços oferece algum plano gratuito, além de recursos de edição e sincronização de dados entre dispositivos diferentes. No entanto, para pessoas que tenham mais arquivos para armazenar, pode ser necessário investir dinheiro nesses serviços. E, nesse caso, é importante pesquisar bastante antes de investir.

A seguir, comparamos cinco dos serviços mais populares de armazenamento em nuvem do mercado. É muito provável que você já tenha conta gratuita em pelo menos um deles. Com isso, é importante conhecer os outros também e saber quais serviços você pode estar perdendo. E se quiser investir em mais espaço, esta comparação pode ajudar a investir. Confira:

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Dropbox

O Dropbox foi um dos primeiros serviços de armazenamento na nuvem, e foi bastante popular por muito tempo (não sem motivo). Ao se cadastrar para usar o serviço, você pode usar 2 GB de espaço gratuitamente para sincronizar arquivos entre dispositivos Windows, Mac, Linux, Android e iOS (o que basicamente engloba todos os aparelhos eletrônicos que você pode ter, com exceção dos Windows Phones).

Por ter integração com o Office 365, da Microsoft, ele permite que você edite os arquivos online. Assim, você consegue mexer em um documento do Word mesmo que o dispositivo em que você está não tenha o Word.

Se você precisar de mais do que 2 GB, porém, terá que pagar. O plano mais barato é o Pro, que custa US$ 8,25 por mês (cerca de R$ 26 por mês) e acrescenta mais 1 TB de espaço de armazenamento. O plano seguinte, o Standard, de 2 TB, custa US$ 12,50 (R$ 39, mais ou menos) por mês. O diferencial do Dropbox porém é o plano Advanced, que, por US$ 20 (R$ 62) ao mês, oferece armazenamento ilimitado.

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Google Drive

Se você usa um celular Android, provavelmente já tem o Google Drive. Ele oferece 15 GB de espaço gratuito para você armazenar qualquer tipo de arquivo (e, se você tiver o Google Fotos, fotos de até 16 MP e vídeos em resolução Full HD ou menor não ocupam esse espaço).

Ele também pode ser instalado em PCs Windows, Mac e Chromebooks (mas não em Linux) e sincronizar os arquivos entre pastas compartilhadas nesses dispositivos. As ferramentas de edição online do Google (Google Docs, Google Sheets, etc.) também estão disponíveis nessas plataformas e online, o que significa que você pode editar seus documentos praticamente de qualquer aparelho.

Os planos pagos do Google Drive começam em R$ 7 por mês (por 100 GB), mas há também opções de 1 TB (R$ 35 por mês), 10 TB (R$ 350 por mês) e até mais. No entanto, para a maioria dos usuários, esses 100 GB por R$ 7 ao mês serão plenamente suficientes.

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iCloud

De certa forma, o iCloud é o Google Drive da Apple. Se você tem um iPhone de 16 GB de armazenamento, é bem provável que já tenha pelo menos pensado em pagar por um plano do iCloud para ter mais espaço para suas fotos, vídeos e arquivos. Mas embora ele seja focado em aparelhos da Apple, funciona também com dispositivos Windows, Linux e Android.

Assim como os demais serviços, ele permite a criação de pastas compartilhadas entre os dispositivos, e sincroniza também músicas, notas, contatos e outros dados com dispositivos da Apple. Ele oferece 5 GB de graça, mas o plano mais barato dele (que dá acesso a mais 50 GB) custa um dólar (R$ 3,10) por mês. Se você precisar de mais, há opções de 200 GB (US$ 3, ou R$ 9,30, por mês), 1 TB (US$ 10, ou R$ 31, por mês) e 2 TB (US$ 20, ou R$ 62, por mês).

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MEGA

Lembra do MegaUpload? O MEGA é o serviço de armazenamento que surgiu depois que ele foi fechado pelo FBI. O fundador dos dois é a mesma pessoa, Kim Dotcom, que há anos luta para não ser extraditado para os Estados Unidos.

O MEGA está disponível para Android, iOS, Windows, Mac e Linux (praticamente tudo) e permite sincronização entre eles por meio de um programa chamado de MEGA Sync Client (que precisa ser instalado). Ele também oferece criptografia local: os arquivos que você envia ao MEGA são criptografados na sua máquina, e portanto ficam inacessíveis para o servidor.

Você pode criar uma conta grátis para ter acesso a 50 GB de armazenamento. Se precisar de mais, os planos começam em € 5 ao mês (R$ 16,48) por 200 GB. Há planos também de 500 GB (€ 10, ou R$ 32,97, por mês), 2 TB (€ 20, ou R$ 65,95, por mês) e 4 TB (€ 30, ou R$ 98,93, por mês). No caso de pagamentos anuais, o usuário ganha mais dois meses de uso.

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OneDrive

Para os poucos fãs dos Windows Phones que ainda restaram, o OneDrive é o aplicativo que faz as vezes do Google Drive ou do iCloud. O serviço de armazenamento em nuvem da Microsoft, no entanto, funciona também com aparelhos iOS, Android e Mac (mas não Linux).

Com o Office 365, é possível editar os documentos entre os diversos dispositivos e pela internet, o que é uma vantagem. Se você começar a usá-lo agora, poderá contar com 5 GB de armazenamento gratuito. Por R$ 4, porém, você pode adquirir mais 50 GB.

Se você precisar de mais que isso, terá que pagar por uma licença premium do Office 365, que vem com armazenamento do OneDrive. Nesse caso, as opções são R$ 239 ao ano (ou R$ 23,90 por mês) por 1 TB e instalação do Office 365 Premium em um computador e um dispositivo móvel, ou R$ 299 ao ano (ou R$ 29,90 por mês) por 2 TB e instalação do Office em até cinco computadores e cinco dispositivos móveis.

Conclusão: qual é o melhor?

Isso depende, obviamente, de quantos arquivos você quer armazenar. Se você tiver um smartphone Android ou iOS, provavelmente já tem uma conta no Google Drive ou no iCloud (respectivamente) que lhe permite usar os 15 GB ou 5 GB (respectivamente) gratuitos desses serviços. Se tiver um Windows Phone, pode aproveitar os 5 GB do OneDrive também. O melhor é usar esse espaço grátis tanto quanto possível.

Se o espaço acabar, você pode usar o espaço grátis dos outros serviços: baixe o iCloud ou o OneDrive no seu Android, ou baixe o OneDrive ou o Google Drive no seu iPhone. Quando acabar o espaço grátis, vá para outro. Se você preferir não instalar vários apps diferentes no celular, baixe o MEGA e aproveite os 50 GB grátis dele, que devem durar bastante.

O Dropbox também pode ser uma opção nesse caso, mas infelizmente ele só oferece 2 GB de graça. Mas ele é muito vantajoso caso você tenha verdadeiros oceanos de dados que precise armazenar, já que oferece armazenamento ilimitado por R$ 62 mensais.

No geral, porém, se você precisar pagar, a opção mais conveniente é o plano mais barato do serviço que você já utiliza. Nesse caso, a opção mais em conta é o iCloud (que dá 50 GB por R$ 3,10). Em seguida fica o Google Drive, que oferece 100 GB por R$ 7 (o que daria R$ 3,50 por 50 GB). O OneDrive, por sua vez, cobra R$ 4 por 50 GB, o que acaba sendo um pouquinho mais caro.

Agora vamos supor que você queira contratar 1 TB de espaço para armazenar backups. Nesse caso, a opção mais em conta é o plano anual do OneDrive. Se você desembolsar R$ 239 de uma vez, a conta daria R$ 19,91 por mês ao longo do ano, o que é mais barato que qualquer um dos outros planos – e você ainda ganha a licença do Office 365.