Segundo projeções do IBGE, a população brasileira com idade entre 50 e 60 anos saltará de 23,8 milhões em 2020 para 32,4 milhões em 2040. Considerando esta mesma base, aqueles entre 60 e 70 anos passarão de 16,5 milhões para 25,2 milhões.

Esta parcela considerável da população vem cada vez menos sendo representada por antigos estereótipos e cada vez mais se integrando com a população economicamente ativa e profissionalmente engajada. E como eles estão se virando no universo digital?

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Se antes falávamos de inclusão digital da terceira idade, hoje falamos de adaptação de linguagem, melhores experiências de usuário e um bom atendimento para a compra de produtos e prestação de serviços.

Hoje, assim como a preferência por um bom atendimento não está relacionada com a idade, uma boa experiência de usuário está mais ligada com a forma com que aquele indivíduo se relaciona com o ambiente digital de destino do que simplesmente com letras maiores, como um exemplo de recurso utilizado para facilitar a acessibilidade do idoso.

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Uma recente pesquisa realizada pela operadora TIM observou que 61% dos clientes acima dos 60 anos utilizam pacotes de dados e apontam o uso diário de aplicativos como Facebook (97,3%), seguido pelo WhatsApp (97,1%).

Porém, estes não são dados tão surpreendentes, já que estamos acompanhando uma nova geração de idosos indo além da imagem de “Bom Dia!” do grupo da família.

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O uso de plataformas de interação 100% digital para atividades que já faziam parte do cotidiano desta população, como o turismo, chama bastante a atenção. De comparação de preços de passagens, passando pela contratação de seguros e hospedagem, o grupo dos novos vovôs e vovós tem se adaptado de forma bem rápida.

Em 2018, o Airbnb comemorou o crescimento do uso de sua plataforma entre seus usuários brasileiros com 60 anos ou mais – de setembro de 2017 a setembro deste ano, o crescimento registrado foi de 93% no número dos viajantes desta categoria em sua plataforma.

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Entre os aplicativos de mobilidade a situação não é diferente. Além do natural crescimento do uso desta modalidade de aplicativos, muitos idosos já se adaptaram a oferecer seus serviços em ambientes nativos digitais, com um crescimento significativo de pessoas com 60, 70 anos atuando como motoristas.

A realidade é que o que enquadramos como idosos, terceira idade ou nossos pais e avós, já necessitam mais do que somente uma adaptação da indústria em meios digitais: é preciso um novo olhar para receber, engajar e vender para este grupo com habilidades diferentes, mas com desejo de conviver em harmonia com todas as inovações.