Como verificar e monitorar a saúde da bateria do iPhone no iOS 14

Usuários têm relatado que bateria dos iPhones têm tido capacidade reduzida após a atualização para o recente sistema operacional
Wellington Arruda02/10/2020 16h11, atualizada em 02/10/2020 17h10

20201002015706-1920x1080

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O novo iOS 14, lançado em setembro, trouxe muitas novidades para iPhones a partir do modelo ‘6s’. No entanto, a Apple tem recebido muitas reclamações sobre problemas na bateria. A principal delas cita que a autonomia dos smartphones foi reduzida, e que agora eles passam menos tempo ligados com uma única carga.

Desde que foi liberado para todos os usuários, o iOS 14 já recebeu uma atualização com correções. No iOS 14.0.1, lançado para corrigir também o problema de bateria, usuários alegam que o inconveniente continua afetando os dispositivos.

Existem muitas variáveis que podem afetar o desempenho da bateria após uma atualização. Uma delas, a mais simples, é de que os novos recursos podem estar consumindo mais energia. Outra, é de que o usuário pode passar mais tempo com a tela ligada no período inicial, enquanto descobre e interage com esses recursos.

Mas, até se chegar a alguma conclusão, é necessário entender como anda a saúde da bateria do iPhone. No iOS 14, assim como no iOS 13, há um recurso que permite monitorar a bateria do smartphone e descobrir alguma anormalidade.

Reprodução

No iOS 14 também é possível checar a saúde da bateria em iPhones. Imagem: Wellington Arruda/Olhar Digital

Como verificar a saúde da bateria

É possível saber como está a bateria do iPhone indo nos ‘Ajustes’, depois em ‘Bateria’ e tocando no espaço ‘Saúde da Bateria’. A capacidade acima de 80% indica que ela está em boas condições. Abaixo disso, a capacidade já é reduzida e pode se tornar um problema.

“Uma bateria normal é desenvolvida para reter até 80% de sua capacidade original em 500 ciclos de carga completa ao funcionar sob condições normais”, diz o suporte da Apple. Esse é o primeiro passo para saber se a bateria de um iPhone está ou não em boas condições.

Assim como outros dispositivos, a bateria do iPhone vai tendo a vida útil desgastada a cada novo ciclo de carregamento. Com o tempo, é natural que a capacidade seja reduzida, e então o smartphone passa a não mais reter tanta energia quanto antes.

Quão rápido sua bateria está descarregando?

Já na página de ‘Bateria’, o usuário tem gráficos informativos com dados sobre o uso. É possível conferir o tempo de carregamento e de uso, mas também quando foi a última vez que o iPhone foi carregado.

Reprodução

Gráfico de saúde de bateria do iOS mostra o quão rápido pode estar descarregando um iPhone, o tempo de recarga e mais. Imagem: Wellington Arruda/Olhar Digital

O gráfico mostra em vermelho quando o iPhone está com pouca bateria. Quando ligado, durante o uso, ele é mostrado na cor verde. Já quando está carregando, um ícone de energia indica o tempo de recarga. Se o iPhone estiver com o ‘Modo Pouca Energia’ ligado, o gráfico representará esse tempo em amarelo.

Atividade da bateria

O segundo gráfico já mostra a atividade da bateria com o tempo em que o iPhone esteve com a tela ligada ou desligada. Ao tocar em cada coluna, é possível obter detalhes também sobre qual foi o aplicativo que mais consumiu energia.

Se algum aplicativo estiver consumindo mais energia em primeiro ou segundo plano, será exibida a porcentagem de carga que consumiu e o tempo que ficou com a tela ligada. A atividade com a tela desligada é de apps que estão sendo executados em segundo plano e atualizações, por exemplo.

Se o usuário estiver ouvindo música no Spotify com a tela bloqueada, o app será reproduzido em segundo plano continuamente. O normal, entretanto, é que a atividade do smartphone seja inferior em segundo plano em relação ao primeiro, com a tela ligada.

Reprodução

Gráfico de atividade do iPhone pode identificar se algum aplicativo está usando mais bateria do que o necessário para funcionar. Imagem: Wellington Arruda/Olhar Digital

O iOS 14 também permite monitorar a atividade do dispositivo por até dez dias. Se o período em que o dispositivo estiver ativo for inferior a isso, ele mostrará o tempo correspondente.

Caso o usuário note alguma inconsistência na bateria do iPhone a partir dos dados gerados pelo sistema, o recomendado é entrar em contato com o suporte da Apple. Esta ferramenta é útil exatamente para identificar se algum aplicativo ou recurso anda consumindo muita energia, e ajuda a monitorar a saúde do dispositivo. O preço para substituição de bateria no iPhone varia de R$ 329 até R$ 449.

Via: ZDNet

Wellington Arruda é editor(a) no Olhar Digital