“Business Intelligence” e “Analytics” são dois termos que têm sido cada vez mais usados no cotidiano de líderes e empresas conectadas à era digital. Num mundo que gera cada vez mais dados, respostas e informações sobre como o cliente lida com o produto, é imprescindível que toda empresa dedicada tenha um plano de negócios bem estruturado para atender às demandas do público.
Nesse sentido, Business Intelligence (B.I.) e Analytics é o conjunto de métodos, processos e tecnologias que ajuda um negócio a entender seus desafios, compreender o cliente e se ajustar de acordo, levando em conta, claro, a informação gerada pela era digital.
Pense, por exemplo, em como uma grande empresa como a Apple é capaz de identificar quais são os problemas com seus produtos e como melhorá-los em gerações seguintes. Não basta ter o instinto, como se fazia décadas atrás. É preciso coletar dados, números, identificar tendências e padrões de comportamento que indiquem qual caminho deve ser seguido.
Implementar um choque de gestão como esse nos negócios, porém, nem sempre é fácil. O processo todo exige dedicação de todas as partes envolvidas para colocar a tecnologia de coleta e análise de dados em primeiro lugar, e deixar a famoso método de “tentativa e erro” no passado.
Ainda assim, apenas pagar para que uma empresa especializada traga B.I. e ferramentas de Analytics para os seus negócios não é suficiente. Implementar uma boa estrutura de coleta e análise de dados é só o primeiro passo rumo a uma transformação digital que pode, e deve, liderar a sua empresa pelas próximas fases dessa nova era do mercado.
O instituto de pesquisa Gartner oferece cinco dicas para quem quer implementar uma plataforma moderna de B.I. e Analytics e ter sucesso com suas aplicações. A primeira delas é:
Abrace todos os aspectos do desafio da implementação
Mudanças nunca são fáceis, e muitos obstáculos podem ser notados no meio do caminho. Às vezes, alguns setores podem colocar pedras no caminho da transformação digital da sua empresa. É preciso encarar esses desafios com um objetivo claro em mente, e superar um de cada vez, com calma e transparência, para que a implementação de inteligência nos seus negócios seja um sucesso, de dentro para fora.
A segunda dica é:
Construa sua plataforma gradualmente
Não adianta tentar revolucionar os processos da sua empresa do dia para a noite. Implementar B.I. em negócios que abrangem diversos setores pode ser lento, e o ideal é que seja mesmo. Implemente as novas tecnologias que você encontrou de maneira cuidadosa, um passo de cada vez, para não correr o risco de encontrar contradições ou para que a comunicação entre os setores não se perca no meio da implementação.
A terceira dica é:
Diversifique
Vale a pena buscar diferentes fornecedores, aplicações e tecnologias de inteligência para aprimorar sua plataforma de negócios. Não se limite a apenas uma solução em todos os estágios da implementação. Busque ferramentas que possam complementar e acrescentar recursos umas às outras, para, assim, fortalecer toda a sua estrutura de negócios.
A quarta dica é:
Não se esqueça da organização dos dados
Não adianta investir pesado em ferramentas de análise de dados se os dados coletados pela sua empresa não estão bem estruturados. Invista também em centrais de processamento, armazenamento e gerenciamento de dados, para que as soluções de Analytics possam tirar insights mais rápidos e precisos do volume de informação gerado pelos clientes.
Por último, mas não menos importante, a dica da Gartner é:
Tenha um centro de controle para tudo isso
É importante que a implementação de B.I. na sua empresa respeite uma hierarquia. Ter um centro de controle nas mãos de um grupo experiente e capacitado para liderar a transformação digital da sua empresa é o fator que pode fazer toda a diferença entre uma implementação de sucesso e uma implementação fracassada.
Muitas companhias começam a aplicar B.I. e Analytics em suas operações com a esperança de que apenas os produtos e soluções certas serão capazes de cuidar, sozinhos, de um bom desempenho nos negócios. Não é o que acontece. É importante planejar com cuidado e implementar com atenção cada etapa do desenvolvimento da sua estratégia digital de negócios para que uma boa intenção não se limite a isso – uma boa intenção.
Veja o estudo completo da Gartner aqui.