Se você tem um smartphone Android, é provável que não seja surpresa para você o fato de que o Google sabe muito bem por onde você anda. Basta abrir o aplicativo do Google Maps e visualizar sua linha do tempo para ver o diário que o app guarda sobre você.
É possível conferir cada detalhe: onde você esteve, por quanto tempo, quando chegou, quando saiu e até o meio de transporte que você usou. Essas informações não são públicas, mas ficam guardadas na sua conta do Google para que a empresa possa lhe oferecer melhores serviços.
Se você não quer mais que o Google monitore cada passo que você dá durante o dia, aprenda a desabilitar esse “espião” logo abaixo.
1. Abra o aplicativo do Google Maps;
2. Toque no botão “sanduíche” – aquelas três linhas no canto superior esquerdo da tela – para abrir o menu do app. Desça até encontrar a opção “Configurações” e toque nela;
3. Na tela de configurações do Maps, toque na opção “Conteúdo pessoal”;
4. Agora, desça até encontrar “Histórico de Localização ativado” e toque nessa opção;
5. Você será levado para uma nova tela, que mostra quais dispositivos estão sendo rastreados pelo Google. Para impedir que o Google continue te seguindo, toque no interruptor que diz “Ativado” para deixá-lo “Desativado”;
– Um alerta deve surgir na tela indicando que o histórico de localização do Maps ajuda o Google a oferecer melhores serviços para o seu Android, como sugestões no próprio Maps e também no Google Now. Se mesmo assim você quiser interromper o serviço, toque em “Ok”.
6. Com o histórico de localização desligado, é hora de apagar o que o Google já salvou sobre seus caminhos. Volte para a tela anterior e toque em “Excluir todo o Histórico de localização”;
– Novamente um alerta deve surgir na tela explicando as consequências dos seus atos. Se estiver de acordo, marque a caixa de seleção que diz “Compreendo e quero excluir”, e então toque em “Excluir”.
7. Pronto. Tudo o que o Google sabia sobre sua movimentação foi apagado, e agora a empresa não pode mais coletar novos dados do seu GPS. O Google Maps continuará funcionando, mas sem aquelas sugestões inteligentes de rotas com base na sua rotina.
-> Saiba tudo sobre o Google Maps: história, principais recursos e mais!