Como descobrir se a memória RAM do seu PC está com defeito

Redação10/02/2017 16h18, atualizada em 10/02/2017 17h01

20170210150319

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Você sai de casa com o computador ligado e, quando volta, ele está desligado? Seu computador anda travando e ficando com aquela triste “tela azul” com muita frequência? Esses travamentos acontecem do nada, em várias situações diferentes? Se sim, esses sintomas podem indicar que a memória RAM dele está defeituosa.

Diversas situações podem levar o PC a travar ou mostrar a “tela azul da morte”, mas se a descrição acima faz sentido para o seu computador, é provável que o problema esteja na RAM. Quando há qualquer erro de leitura ou gravação na RAM, o computador para imediatamente de funcionar. Isso porque, se a RAM enviar esse erro para a memória de longo prazo, ele pode corromper todos os arquivos do PC, então ele prefere se “desligar” para evitar isso.

Felizmente, porém, é fácil testar para ver se o problema realmente está na RAM. Os Windows 7, 8, 8.1 e 10 têm uma ferramenta simples para analisar a integridade da memória. Abaixo, ensinamos como fazer isso em alguns passo simples. Confira:

1. Abra menu de configurações do Windows 10. Basta clicar no Menu Iniciar e depois no ícone de engrenagem.

Reprodução

2. Na barra de buscas digite “memória”. Uma lista de opções aparecerá; selecione a opção “Diagnosticar problemas de memória no computador”.

Reprodução

3. Na janela que aparecerá, selecione a opção “Reiniciar agora e verificar se há problemas (recomendado)”.

Reprodução

4. O computador fechará todos os programas e se desligará. Quando ele se ligar novamente, ele entrará numa tela de testes semelhante à da imagem abaixo. Espere até que o teste esteja concluído.

Reprodução

5. Caso o teste encontre algum erro, ele lhe avisará quando terminar. Nesse caso, você precisará substituir a memória defeituosa entrando em contato com o vendedor.

No entanto, se você conseguir abrir seu computador e retirar os pentes de memória, talvez ainda seja possível mantê-lo funcionando (mas com desempenho menos). Faça o seguinte: se o seu computador tiver mais de um pente de RAM, retire um deles e realize o teste novamente; depois, troque o pente e faça o teste mais uma vez. Se um deles estiver funcionando bem, você poderá mantê-lo na sua máquina. Ela não deverá mais dar problemas, mas só terá metade da RAM disponível.

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital