Domingo à noite, durante a transmissão do Super Bowl, o Google veiculou um anúncio para mostrar as capacidades do seu assistente doméstico. A ação, porém, acabou revelando o que pode ser considerado uma falha do produto.

O Google Home é acionado por um comando específico: “Okay, Google”. No comercial, essa frase é dita pelo menos seis vezes, o que fez com que os dispositivos de quem acompanhava a final do Campeonato de Futebol Americano ficassem confusos. Veja:

publicidade

Aconteceu com Kwame Opam, do The Verge, por exemplo. Ao escrever sobre o assunto, ele lembrou que não é a primeira vez que algo do tipo acontece; um mês atrás, um comercial televisivo fez o mesmo com unidades do Echo, que é acionado quando alguém chama pela Alexa, a assistente da Amazon.

O que há de diferente entre as situações é o alcance. O Super Bowl é um dos eventos mais assistidos nos Estados Unidos, então é provável que muita gente tenha notado o comportamento esquisito do Google Home ontem.

Embora tenham sido inofensivos, os casos revelam algo desconfortável sobre esse tipo de aparelho. Se uma gravação, transmitida pela TV, tem poder de acionar assistentes domésticos, é possível que alguém mal-intencionado consiga explorá-los para fins mais obscuros.