Em meio a todo o mistério envolvendo o Surface Phone, a Microsoft deu um passo que pode indicar a chegada do smartphone em breve. A empresa adicionou APIs ligadas a funções de telefones nas versões de testes mais recentes do Windows 10. A expectativa é que este update chegue na segunda metade do ano, época para qual é especulada a volta da empresa ao segmento de celulares.
De acordo com a publicação do MSPowerUser, as APIs de telefone foram encontradas na build 17650 do Windows 10 liberada na última quinta-feira, 23. Trata-se de um conjunto de códigos e bibliotecas que permite que desenvolvedores lancem aplicativos de discagem telefônica, bloqueio de ligações, videochamadas, entre outras coisas normalmente encontradas em sistemas de telefone.
Esta não é a primeira vez que o Windows 10 terá esse tipo de código. No último ano, a Microsoft removeu as mesmas APIs na atualização Fall Creators Update em meio à confirmação que a empresa estava abandonando o Windows 10 Mobile. No entanto, o retorno dessas funcionalidades na Redstone 5, codinome da próxima atualização do sistema, reforça as suspeitas de que a empresa tem planos de lançar um dispositivo com funcionalidades de telefone.
Nos últimos anos, a Microsoft obteve um conjunto de patentes relacionadas a um dispositivo dobrável com duas telas que seria um híbrido entre computador e smartphone. O aparelho estaria sendo internamente chamado de Andrômeda e rodaria o Windows 10 completo em processadores ARM, com suporte a aplicativos tradicionais. Segundo rumores, o lançamento seria realizado no fim do ano, mesma época em que a atualização nas quais foram encontradas as APIs será liberada.
Apesar dos rumores, a Microsoft não confirmou a existência do Surface Phone e nem deu detalhes sobre a liberação das APIs no Windows 10. No próximo dia 7, a empresa fará a sua conferência de desenvolvedores, a Build 2018, onde pode dar mais informações sobre o futuro do sistema e até mesmo indicar o lançamento de um novo smartphone. Por fim, há sempre a possibilidade de a companhia voltar atrás e remover os códigos da plataforma.