CNH digital chega a 500 mil usuários no Brasil

Renato Santino31/10/2018 17h53, atualizada em 31/10/2018 18h30

20180426170205

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Aos pouquinhos a CNH digital começa a se tornar mais comum entre o brasileiro. O documento digital, acessível por meio de um aplicativo de celular e que pode substituir o documento de papel já está nas mãos de 500 mil pessoas pelo Brasil, como informou o Serpro, a empresa estatal que desenvolve o app.

O número ainda é pequeno, mas ao menos o ritmo de adesão está alto. Em julho deste ano, a informação era de que apenas 0,36% dos motoristas haviam aderido ao documento digital, representando cerca de 250 mil pessoas. Em pouco mais de três meses, o número dobrou.

Em contato com o Mobile Time, o Serpro explica que já tem planos para facilitar o cadastro e incentivar o uso da CNH digital. Atualmente, o processo de registro ainda requer que o usuário faça uma visita até um posto do Detran para fazer a validação do documento digital, o que desencoraja muitas pessoas a dar prosseguimento no processo. A estatal prevê que em breve poderá ser implementado um sistema de emissão remota, o que dispensaria a visita ao Detran e agilizaria a situação.

Os usuários, no entanto, não parecem muito satisfeitos com o serviço até o momento. O aplicativo em si também não tem agradado o público, tanto no Android quanto no iOS, onde os apps receberam avaliação 2,9 de 5 e 2,5 de 5 respectivamente. Há vários relatos de dificuldade de instalação e de uso da plataforma, o que não ajuda a converter o público que instala o aplicativo no celular em usuários de fato da CNH Digital.

O Google Play menciona que o número de downloads já passou de 1 milhão só no Android, o que mostra que tem muita gente instalando o app e não conseguindo dar andamento no cadastro.

Se você tem alguma dúvida sobre o que é necessário para tirar uma CNH Digital, você pode ver nosso tutorial detalhado neste link.

Renato Santino é editor(a) no Olhar Digital