Claro tem a banda larga mais rápida do Brasil, segundo o SpeedTest

Empresa está mais de 45% acima da média nacional de download, tanto na banda larga fixa quanto móvel
Rafael Rigues24/09/2019 17h51

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A Ookla, empresa que fornece o popular serviço Speedtest para medição da velocidade de uma conexão à Internet, premiou a Claro com o prêmio Speedtest Awards pela “Internet móvel e fixa mais rápida do Brasil”.

“Estamos felizes em dar à Claro o título de Internet Fixa e Móvel Mais Rápida no Brasil. Este conhecimento é testemunho de sua excepcional performance no primeiro e segundo trimestres do ano, de acordo com rigorosa análise pela Ookla de testes feitos pelos consumidores no Speedtest”, disse Jamie Steven, EVP da Ookla.

Entre os provedores móveis, a Claro teve uma velocidade média de download de 31,77 Mbps, 47% maior que a média do mercado, que foi de 21,55 Mbps. A Vivo teve o segundo lugar, com uma média de 23,51 Mbps e a TIM ficou em terceiro com 15,09 Mbps. Oi e Nextel ocupam a quarta e quinta posição.

Já na banda larga fixa a Claro obteve uma velocidade média de download de 49,49 Mbps, também 47% maior que a média nacional de 33,58 Mbps. A TIM ficou na segunda posição, com 45,50 Mbps, a Vivo em terceiro, com 42,55 Mbps e a Oi na quarta posição, 16,67 Mbps.

Ainda segundo a Ookla, a Claro é líder na banda larga móvel em 26 das 27 unidades da federação. A exceção é no Amapá, onde a Vivo está em primeiro e a Claro em segundo lugar. Já na banda larga fixa, a empresa é líder em 15 das 25 unidades onde atua.

Para determinar os vencedores na banda larga móvel a Ookla avalia os resultados de testes feitos pelos usuários, tanto em smartphones Android quanto iOS. Na banda larga fixa, a Ookla avalia tanto conexões via Wi-Fi quanto cabeadas. No total foram analisados 4,1 milhões de testes em 4G e 6,3 milhões de testes em banda larga fixa, durante o primeiro e segundo trimestres de 2019.

Ambas as análises levam em conta a latência e velocidades de download e upload. Para ser considerada no ranking a empresa deve ser responsável por pelo menos 3% das amostras de cada região geográfica sendo avaliada. Uma cópia da metodologia de análise da Ookla pode ser vista no site da empresa.

Colunista

Rafael Rigues é colunista no Olhar Digital