Claro deixa de usar marca ‘Nextel’, que passa a se chamar ‘Claro Nxt’

Aquisição ocorreu em março do ano passado e foi concluída em dezembro; desde então, empresas têm se integrado cada vez mais
Renato Santino08/10/2020 20h56, atualizada em 08/10/2020 21h10

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Depois de mais de um ano do anúncio da fusão, a Nextel parece finalmente ser coisa do passado. A Claro deixou de usar o nome da marca, após ter fechado sua aquisição em dezembro do ano passado, indicando uma integração definitiva entre as duas empresas.

A partir de agora, os clientes da Nextel passaram a ser atendidos pela Claro Nxt. O app para gerenciamento da conta, que se chamava “Meu Nextel”, virou “Minha Claro Nxt”, e o site oficial da Nextel agora informa a mudança de nome.

“Isso é para mostrar que Nextel e Claro estão cada vez mais juntas, se tornando uma marca só. Você vai começar a ver ‘Claro nxt’ em seus canais de relacionamento, mas vale lembrar que nada muda no seu plano”, diz a mensagem publicada no site oficial.

Apesar da promessa, uma coisa vai mudar nos planos: o nome. Como nota o site TeleSintese, o serviço pré-pago Nextel Happy foi integrado ao Claro Flex, por exemplo. O anúncio da transição aconteceu em setembro. Usuários que quiserem manter seu plano Happy podem, mas a empresa encoraja a transição para o Flex, o que pode ser feito por portabilidade.

A aquisição da Nextel pela América Móvil, controladora da Claro, foi anunciada em março de 2019 e confirmada em dezembro, após a conclusão de todos os trâmites burocráticos e aprovação pelos órgãos regulatórios. O acordo envolveu cerca de US$ 950 milhões, mas mais da metade da quantia é referente a dívidas absorvidas pela Claro. No fim, o valor efetivamente pago pela aquisição foi de US$ 456,9 milhões.

A fusão assegurou à Claro algumas vantagens em relações à concorrência. A absorção da base de clientes da Nextel elevou sua base de usuários, que agora só fica abaixo da Vivo. Do ponto de vista de infraestrutura, a companhia também absorveu o espectro de radiofrequência que pertencia à Nextel, o que oferece vantagens importantes em qualidade de conexão.

Renato Santino é editor(a) no Olhar Digital