Se há uma coisa que se repete no mundo é a excessiva confiança e esperança de que novas tecnologias são maravilhosas, lindas e sem falhas. Não apenas quem vende, mas especialmente, os compradores têm expectativas insaciáveis e que só atrapalham no julgamento, escolha e retorno de investimento. Hora errada para nós, brasileiros.

Perdemos tempo.

Então, preste atenção a estes temas que tanto se falam sobre a famosa transformação digital:

publicidade

 1. Não vai ser tão fácil e nem tão sensacional

Cuidado, sempre, com soluções milagrosas. Transformação digital é um vasto processo de
mudança da empresa. Não basta usar tecnologias ou migrar seus ambientes para cloud computing. Isto é necessário, mas longe de ser suficiente. E os resultados, hiper inflacionados, por quem quer te vender produtos e não, de fato, ajudar na jornada. Ou seja,
é mais do mesmo. Muita prudência e informação é essencial para uma jornada correta.

2. Quem vai fazer é sua empresa, não se terceiriza isto

Pode contar com ajuda externa, mas fundamentalmente a transformação digital é algo que
a empresa tem de fazer. Não espere que alguém mude radicalmente sua companhia sem ser a mente e o coração da própria. Não confunda a transformação digital com as tecnologias digitais que a compõe. Estas sim, prefira terceirizar a implementação e a gestão. Mas
como elas mudarão sua empresa, lembre-se: é algo muito íntimo e estratégico.

3. A parte mais difícil é analógica: é preciso mudar as pessoas

Vivemos décadas nas quais as tecnologias são abundantes. E as pessoas estão correndo para
acompanhá-las. Um grande projeto de mudança requer foco nas pessoas, que terão suas opiniões, medos, limitações, interesses e expectativas. Todo o foco deve estar em gerir estas pessoas e a transição do trabalho delas para o futuro.

4. Não transformar não é uma opção!

Transformação digital não é uma moda e nem uma tendência, está acontecendo. Possivelmente,
alguns dos seus concorrentes já estão fazendo. Ou pior, empresas que não eram concorrentes estão se tornando ao fazer a transformação digital. Mas o mais grave é que este processo afeta profundamente a competitividade e o posicionamento de cada empresa, portanto,
os riscos de não fazer nada são gigantes. Não me lembro de outro momento no qual a inércia tenha sido tão perigosa para os negócios.

5. Planejamento, execução e gestão nunca saem de moda

Nada mudou: gerir bem a transformação digital é fundamental. Nenhuma tecnologia eliminou
a necessidade de seres humanos e a gestão é a melhor expressão do que nos torna humanos, inteligentes e empreendedores.

Por mais que a transformação digital seja uma realidade para muitas empresas atualmente, ela não deve ser tratada como uma mudança simples e sem planejamento. Prepare-se para uma nova fase, ainda mais abrangente, porque os novos desafios vão chegar e, quando isso acontecer, você estará pronto para superá-los. Vamos juntos?