Uma equipe de cientistas da Universidade de Antuérpia, na Bélgica, conseguiu criar um dispositivo capaz de converter gases poluentes em um combustivel limpo. O aparelho capta poluentes orgânicos presentes no ar, gerando no processo gás hidrogênio (H2), segundo o artigo publicado pelos pesquisadores.
O dispositivo é uma célula fotoeletroquímica, que causa reações usando a luz do sol para deslocar elétrons entre um pólo de óxido de titânio e outro de platina. Os dois polos são separados por uma membrana feita de nanomateriais especiais.
Nela, poluentes como o metanol são decompostos em gás carbônico (CO2), e gás hidrogênio é gerado no processo. O hidrogênio gerado pode ser usado como combustível limpo para outras utilidades, incluindo até mesmo mover trens e ônibus urbanos.
Segundo o The Next Web, o processo é muito parecido com a reação que ocorre nas células que geram energia solar hoje em dia. Isso porque o dispositivo opera automaticamente quando é exposto à luz do sol. A principal diferença é que enquanto as células solares geram energia diretamente em si mesmas, esse novo aparelho gera energia na forma do gás hidrogênio
Por outro lado, os pesquisadores afirmam que a tecnologia ainda está em suas fases iniciais. Segundo o professor Sammy Verbruggen, um dos pesquisadores da equipe, “atualmente estamos trabalhando na escala de apenas alguns centímetros quadrados, mas no longo prazo pretendemos escalar nosso processo para torná-lo aplicável em escala industrial”.