Cientista cria ‘carro farejador’ que identifica e localiza drogas

Redação09/05/2016 21h23, atualizada em 09/05/2016 21h35

20160509182957

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Guido Verbeck, um professor de química na Universidade de North Texas, nos EUA, desenvolveu no ano passado um sistema capaz de detectar níveis de poluição no ar a partir de um carro dirigindo pelo trânsito de uma grande cidade. Com alguns pequenos ajustes, porém, a máquina se tornou capaz de “farejar” drogas.

O aparelho usa um espectrômetro de massa adaptado, que fica instalado no banco do passageiro de um carro com entradas de ar viradas para a janela, preferencialmente próximo ao espelho retrovisor. Um computador analisa os dados colhidos pelo “aspirador” e identifica se há sinais de compostos químicos nas amostras de ar coletadas, e quais compostos são esses.

Com os ajustes necessários, é possível fazer com que a máquina identifique compostos típicos de drogas ilícitas, por exemplo. Desse modo, o sistema consegue apontar de que lado o “cheiro” de entorpecentes está vindo, como se fosse um cão farejador, pronto para ser usado pela polícia em operações de combate ao tráfico. Segundo Verbeck, o dispositivo pode custar de US$ 80.000 a US$ 100.000.

Via Business Insider

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital

Ícone tagsTags: