Chrome bloqueará anúncios mais ‘pesados’ para o navegador

O browser irá detectar propagandas online que consomem muita memória, dados ou processamento dos aparelhos - seja smartphone ou PC
Renato Mota14/05/2020 20h09

20200514051502-1920x1080

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Chrome vai começar a bloquear anúncios que consomem muitos recursos do aparelho – especialmente a bateria do smartphone e o tráfego de dados da banda larga doméstica. De acordo com o Google, as mudanças no navegador passam a vigorar nos últimos dias de agosto.

“Descobrimos recentemente que uma fração de 1% dos anúncios consome uma parcela desproporcional de recursos do dispositivo, como bateria e dados de rede, sem que o usuário saiba. Esses anúncios (como aqueles que exploram criptomoedas, são mal programados ou não são otimizados para uso em rede) podem esgotar a vida da bateria, saturar redes já sobrecarregadas – e custar dinheiro”, afirma a empresa.

Exemplo de anúncio bloqueado pelo Chrome (Google/Divulgação)

Se o browser detectar que um anúncio estiver usando muitos recursos, o Chrome exibirá uma página de erro no quadro em que a propaganda seria exibida. As limitações serão 4 MB de dados de rede, 15 segundos de uso da CPU em período de 30 segundos ou 60 segundos do uso total do processador.

“Embora apenas 0,3% dos anúncios excedam esse limite hoje, eles representam 27% dos dados de rede usados por anúncios e 28% de todo o uso da CPU das propagandas publicitárias”, segundo a companhia.

Via: Chromium Blog

Editor(a)

Renato Mota é editor(a) no Olhar Digital