China e Brasil apresentam crescimento no mercado de venda de smartphones

Preços altos, ciclos de atualização longos e poucos recursos novos continuam puxando os resultados das grandes fabricantes para baixo nos cinco principais mercados, exceto na China e no Brasil
Redação27/08/2019 22h40

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Segundo os números da Gartner, as vendas de smartphones estão em baixa mais uma vez. Dentre os cinco principais mercados mundiais, apenas o Brasil e a China ficam de fora desta lista e apresentam crescimento.

O cenário positivo do gigante asiático, entretanto, foi pouco relevante – de apenas 0,5% – e não foi suficiente para mudar o cenário negativo. A Gartner observa que parte do crescimento na China pode estar na conta de fabricantes que querem se livrar dos seus estoques antigos para abrir caminho aos modelos 5G. Estes, aliás, com cobertura cada vez maior de operadoras, também podem impulsionar as vendas nos próximos trimestres.

A queda de 1,7% em relação ao mesmo período em 2018 não representa uma fatia enorme da receita. No entanto, está na hora de acender um alerta, uma vez que o sucesso das companhias continua sustentado nos segmentos mais altos do mercado. Enquanto isso, preços mais altos, ciclos de atualização mais longos e menos recursos atraentes contribuem para a decadência nas vendas de smartphones. Os números, além de desenharem o quadro atual, também mostram por que a Xiaomi, por exemplo, investe cada vez mais em seus produtos de IoT (Internet das Coisas).

O mercado número dois, a Índia, teve uma queda de 2,3% em relação ao ano anterior, à medida que os upgrades dos smartphones começam a desacelerar e desanimam consumidores. A pesquisa antecipa que as vendas devem permanecer lentas até o final deste ano.

Quanto às fabricantes, a Apple continuou a apresentar maus resultados, embora tenha diminuído a queda em relação ao primeiro trimestre. Samsung e Huawei, entretanto, foram raros pontos positivos. O crescimento da companhia sul-coreana foi liderado principalmente por aparelhos de linhas média e de entrada, como a série Galaxy A. Do outro lado, a Huawei se beneficiou do adiamento da restrição comercial dos Estados Unidos e aumentou ligeiramente suas vendas.

Fonte: TechCrunch

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital