A China começou a testar o TEB, um novo conceito de ônibus (que funciona mais como um bonde, na verdade) que passa por cima dos veículos nas ruas. O TEB (Transit Elevated Bus), anunciado em maio, começou a dar as primeiras voltas nesta terça-feira, na cidade de Qinhuangdao, na província de Hebei.
Os testes foram satisfatórios, mesmo com o temor sobre a segurança de colocar um veículo do tipo nas ruas, que passa por cima dos carros como se fosse um túnel móvel se deslocando sobre trilhos. Por se tratar de um primeiro teste controlado, muitas questões sobre segurança ainda estão sem resposta.
As imagens mostram o interior do TEB muito espaçoso para até 300 passageiros, com cerca de 20 metros de comprimento, com mais de 7 metros de largura. O veículo tem um total de quase 5 metros de altura, com 2 metros para os carros passarem por baixo; desnecessário dizer que caminhões não conseguirão passar pelo vão.
A China é o país mais populoso do mundo, conhecida pelos grandes congestionamentos em suas principais cidades como Pequim e Xangai. O TEB foi concebido ainda em 2010 para ajudar a combater o problema dos engarrafamentos e maximizar o espaço viário limitado, e a ideia foi desenterrada neste ano.
Em um cenário ideal, o TEB vai aliviar o congestionamento do tráfego da China, impulsionar o sistema de transporte público e reduzir a poluição.