Usuários da China estão criticando a Microsoft pela pressão que a empresa está exercendo para que as pessoas atualizem seus dispositivos para o Windows 10. De acordo com a agência de notícias chinesa Xinhua, são mais de 1,2 milhão de críticas.

“A companhia tem abusado de sua posição dominante de mercado”, afirma Zhao Zhanling, membro do grupo Internet Society China. Segundo Zhanling, usuários ou organizações de defesa do consumidor têm o direito de abrir processos contra a Microsoft, já que não há respeito ao direito de escolha dos usuários.
No ano passado, a companhia ofereceu uma atualização gratuita do Windows 10, mesmo para usuários que rodavam versões piratas do sistema operacional. O aviso de atualização do Windows, no entanto, não oferece a opção de recusa, apenas uma alternativa de prorrogação da notificação, que muitas vezes passa despercebida. Algumas pessoas acabaram perdendo informações importantes com a atualização.

Yang Shuo, funcionário de uma companhia de relações públicas em Pequim, explica que a atualização repentina do sistema interrompeu a elaboração de um plano de negócios e causou cancelamento de uma reunião sobre um negócio avaliado em 3 milhões de iuans (cerca de US$ 458 mil). “Só porque não vi o alerta para atualização isso não significa que eu tenha concordado com ela”, declara.

publicidade

Via Reuters