Chegada de Apple TV+ e Disney+ não parecem assustar a Netflix

A pioneira do streaming de vídeo alegou estar animada para competir com as duas gigantes e disse que criadores de conteúdo e consumidores serão os grandes beneficiados.
Redação17/04/2019 16h12, atualizada em 17/04/2019 17h30

20190401074428

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email
Megaprojetos

Mesmo com a chegada cada vez mais próxima da Apple TV+ e do Disney+, o Netflix não parece muito preocupado. Pelo menos, é isso que o pioneiro do streaming aparenta.

Em seu comunicado mais recente aos acionistas, a Netflix divulgou resultados financeiros excelentes para o primeiro trimestre deste ano. Os números estabeleceram um recorde histórico para a empresa em termos de adições líquidas totais pagas. O ano começou com um aumento de 26% nas assinaturas em comparação a 2018, e as expectativas para os próximos 90 dias são ainda maiores.

Na mesma carta, a Netflix fala sobre anúncios da Disney e da Apple e até diz que — olha a audácia — eles “estão animados em competir com eles”. Para a empresa, os beneficiários de tudo isso serão os criadores de conteúdo e os consumidores, que “colherão as recompensas, já que muitas empresas buscam oferecer uma ótima experiência de vídeo para o público”.

A Netflix não espera que a chegada desses novos serviços afete materialmente seu crescimento, porque a transição do entretenimento linear — leia-se TV a cabo — para on demand é enorme.Resumindo, o maior streaming do mundo não está preocupado com isso. Por um lado, existe muito espaço no mercado, porque ainda há uma quantidade enorme de pessoas que ainda deve migrar para o “on demand”. Por outro, haverá uma diferença de oferta e conteúdo de uma plataforma para outra — o que garantiria uma fatia menor do público.

Eles acreditam que a busca por programas de TV e filmes é tão grande que a Netflix só satisfaz uma pequena parte dela. O foco agora é crescer em mais países e em outros dispositivos.

Anteriormente, a Netflix já disse que o seu maior rival não é uma plataforma como a HBO, mas, sim, Fortnite. O popular videogame concorre pelo tempo de atenção do público. A companhia de Reed Hastings vêm se preparando há muito tempo, investindo bilhões na oferta de “conteúdo diferenciado”. O objetivo é justamente captar usuários com essas características e tempo livre — e é essa estratégia que seus concorrentes usarão.

Muito provavelmente notaremos que uma parte dos usuários apostará em um serviço ou outro, mas teremos aqueles mais privilegiados, que acabarão por optar por mais de um streaming de vídeo.

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital