Casa de Música Escuta as Minas, um espaço feito por e para mulheres

O Spotify inaugurou um espaço para dar suporte às mulheres que desejam ascender na cena musical brasileira
Redação01/07/2019 18h33, atualizada em 01/07/2019 20h01

20190315011919

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email
Megaprojetos

O Spotify concluiu mais uma etapa de um projeto da empresa que busca promover a igualdade de gênero: a inauguração da Casa de Música Escuta as Minas, na cidade de São Paulo. O objetivo da iniciativa é inserir mais mulheres no ramo musical e dar oportunidade para que elas sejam ouvidas.

O espaço ficará disponível por seis meses e está localizado na zona oeste da capital paulista. Inicialmente, a plataforma selecionou 12 artistas de diferentes gêneros para passar pela experiência.

Reprodução

Uma etapa anterior do projeto, realizada em 2018, trouxe artistas conhecidas da cena musical brasileira como Elza Soares, Mart’nália, Karol Conká, Maiara & Maraisa, MULAMBA, As Bahias e a Cozinheira Mineira, Tiê e Lan Lahn. O objetivo agora é fazer com que as mulheres selecionadas, com a carreira em ascensão, consigam criar, produzir e gravar dentro da Casa, que possui estúdio completo, sala de mixagem, espaço para workshops, eventos e audições.

Para a produção de singles, elas poderão contar com a ajuda de profissionais experientes, como Lahn Lahn, Mahmundi, Florência Akamine (mixagem e masterização), Bia Paiva (técnica de som), Lilla Stip (engenheira de som), Allyne Cassine (engenheira de som), entre outros.

Além do suporte na produção, essas mulheres poderão participar de workshops, eventos, shows, rodas de debate e outras atividades. E as cantoras/bandas terão “madrinhas”, como Negra Li, Priscilla Alcântara, MC Pocahontas e Maiara & Maraísa, artistas que estão envolvidas na iniciativa e disponíveis para conversas.

Como parte de divulgação da campanha, o Spotify lança diversos vídeos com artistas mulheres para falar sobre algum aspecto do seu trabalho. Eles divulgaram um vídeo com a cantora Pitty, que conta como é ser mulher na área musical.

Em setembro haverá uma nova seleção, mas para a etapa atual 12 artistas já foram selecionadas: 1LUM3, Ni Munhoz, Barbara Amorim, LUDI, Bibi Caetano, Souto MC, Marujos, Urias, Nina Oliveira, Samantha Machado, The Monic e Lauana Marques.

A plataforma criou a playlist “Escuta as Minas”, que contém 75 músicas de artistas nacionais de diferentes gêneros, entre elas Clarice Falcão, IZA, Preta Gil e Elza Soares. Nessa seleção, também foram incorporadas músicas de algumas das 12 participantes para que o público possa conhecer seu trabalho.

Fonte: Rota Cult

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital