Carolina Maria de Jesus é a homenageada do Google desta quinta-feira, 14. Uma arte que lembra a autora aparece no lugar do tradicional logo do buscador em sua página inicial no PC e no celular. Se estivesse viva, a escritora brasileira nascida em Minas Gerais completaria nesta data 105 anos.

A autora ganhou fama mundial com o livro “Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada”, publicado originalmente em 1960 e que ganhou edições em mais de 40 países. A obra conta um pouco do cotidiano da escritora na periferia de São Paulo.

Carolina Maria de Jesus nasceu em 14 de março de 1914, na cidade de Sacramento, em Minas Gerais. Descendente direta de escravos e filha de pais analfabetos, foi morar na favela do Canindé, na zona norte de São Paulo, em 1947, aos 33 anos, desempregada e grávida.

Trabalhando como coletora de lixo, Carolina registrava em diários pessoais e cadernos que encontrava na rua o cotidiano da favela onde morava. O livro surgiu depois que o jornalista Audálio Dantas conheceu a catadora e publicou em seu jornal um trecho do diário.

O hoje clássico “Quarto do Despejo” vendeu 10 mil cópias em apenas três dias. Foi traduzido para mais de 13 idiomas. Carolina publicou mais três livros e assina outros seis publicados após sua morte, em 13 de fevereiro de 1977, aos 62 anos, em São Paulo.