Uma campanha da IBM lançada nesta segunda-feira, nos Estados Unidos, tinha como objetivo incentivar a participação de mulheres na tecnologia, mas acabou gerando críticas do público feminino.
Intitulada #HackAHairDryer, a ação sugeriu que a diferença de gênero existe porque as mulheres não sabem que podem “fazer ciência” e que a maneira mais fácil de atrair esse público é usar ‘objetos familiares ao público feminino’. Pelo Twitter, a empresa explicou que é isso “o que importa na ciência” para as mulheres.
Centenas de usuários responderam à iniciativa com ironia, sugerindo mais alternativas sexistas para chamar a atenção do público feminino e criticando a campanha.
Lady #science. Thanks for making it relevant and accessible to womenfolk like me, @IBM #HackAHairDryer #womenintech pic.twitter.com/IZY6gL75HQ
— Jo Alabaster (@joalabaster) 7 dezembro 2015
IBM recently invited women to #HackAHairDryer and I confess, I may have got a bit carried away. #WomenInSTEM pic.twitter.com/hldC8Xypzm
— K (@Krissie_r) 7 dezembro 2015
Huh, I guess I’m a lady engineer after all! #HackAHairDryer pic.twitter.com/fDjL5HZR3f
— Alice Goldfuss (@alicegoldfuss) 7 dezembro 2015
How to make progress in equality: start treating women like modern human beings instead of the 1950s housewife trope. #HackAHairDryer
— Sage Franch (@theTrendyTechie) 7 dezembro 2015
Sorry @IBM i’m too busy working on lipstick chemistry and writing down formulae with little hearts over the i s to #HackAHairDryer
— Jennie Rosenbaum (@minxdragon) 7 dezembro 2015
Is it a good thing to try & get more girls into #STEM ? Yes. Should you use stereotypes & perpetuate sexism? No. #HackAHairDryer
— Steffanie (@sincerely_steff) 7 dezembro 2015
As críticas foram tantas que a empresa optou por tirar a campanha do ar. “O vídeo era parte de uma campanha maior para promover carreiras na tecnologia. Para algumas pessoas, ele perdeu seu propósito e estamos pedindo desculpas por isso. Ele não está mais no ar”, explica a IBM.
Via TechCrunch