Cai número de reclamações contra as operadoras, diz Anatel

Redação18/04/2017 14h45, atualizada em 18/04/2017 14h55

20150108154807

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Dados divulgados pela Anatel nesta terça-feira, 18, mostram que as reclamações de consumidores a empresas do segmento de telecomunicações caíram 16% no último ano.

Em março de 2017, foram registradas 323,4 mil reclamações pela agência, a maior parte delas relacionada à telefonia fixa: 74,2 mil. A banda larga fixa aparece em segundo lugar, com 49 mil reclamações, seguida pela TV por assinatura, que registrou 45,4 mil reclamações.

Operadoras

Todas as operadoras, com exceção da TIM, registraram queda no número de queixas de consumidores no segmento de telefonia móvel. Confira os números:

Março – 2016Março – 2017
Claro40, 2 mil34,3 mil
Nextel13 mil10,1 mil
Tim 48,7 mil42,8 mil
Oi20,9 mil25,2 mil
Vivo44,8 mil38,7 mil

Telefonia fixa

O segmento de telefonia fixa apresentou redução de reclamações de todas as empresas.

Março – 2016Março – 2017
NET10,7 mil9,4 mil
Oi63,4 mil40,7 mil
Vivo26,9 mil22,4 mil

TV por assinatura

Entre março de 2016 e março de 2017, a Vivo foi a única operadora de TV por assinatura que registrou aumento nas queixas. Foram 10,2% mais reclamações do que no ano passado. Confira:

Março – 2016Março – 2017
NET/Claro22,4 mil19,7 mil
Oi6 mil4,8 mil
Sky22,4 mil17,3 mil
Vivo2,9 mil3,1 mil

Banda larga fixa

Na banda larga fixa, somente a Net registrou aumento no número de reclamações no último ano. Segundo a Anatel, foram registradas 933,1 mil queixas entre março de 2016 e março de 2017. Confira os números:

Março – 2016Março – 2017
NET7 mil7,4 mil
Oi34,5 mil22,3 mil
Vivo15,5 mil14,6 mil
Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital