Dados divulgados pela Anatel nesta terça-feira, 18, mostram que as reclamações de consumidores a empresas do segmento de telecomunicações caíram 16% no último ano.

Em março de 2017, foram registradas 323,4 mil reclamações pela agência, a maior parte delas relacionada à telefonia fixa: 74,2 mil. A banda larga fixa aparece em segundo lugar, com 49 mil reclamações, seguida pela TV por assinatura, que registrou 45,4 mil reclamações.

Operadoras

Todas as operadoras, com exceção da TIM, registraram queda no número de queixas de consumidores no segmento de telefonia móvel. Confira os números:

  Março – 2016 Março – 2017
Claro 40, 2 mil 34,3 mil 
Nextel 13 mil 10,1 mil 
Tim  48,7 mil  42,8 mil
Oi 20,9 mil  25,2 mil
Vivo 44,8 mil 38,7 mil 

Telefonia fixa

O segmento de telefonia fixa apresentou redução de reclamações de todas as empresas.

  Março – 2016 Março – 2017
NET 10,7 mil 9,4 mil
Oi 63,4 mil 40,7 mil
Vivo 26,9 mil 22,4 mil

TV por assinatura

Entre março de 2016 e março de 2017, a Vivo foi a única operadora de TV por assinatura que registrou aumento nas queixas. Foram 10,2% mais reclamações do que no ano passado. Confira:

  Março – 2016 Março – 2017
NET/Claro 22,4 mil 19,7 mil
Oi 6 mil 4,8 mil
Sky 22,4 mil 17,3 mil
Vivo 2,9 mil 3,1 mil

Banda larga fixa

Na banda larga fixa, somente a Net registrou aumento no número de reclamações no último ano. Segundo a Anatel, foram registradas 933,1 mil queixas entre março de 2016 e março de 2017. Confira os números:

  Março – 2016 Março – 2017
NET 7 mil 7,4 mil
Oi 34,5 mil 22,3 mil
Vivo 15,5 mil 14,6 mil