Dados divulgados pela Anatel nesta terça-feira, 18, mostram que as reclamações de consumidores a empresas do segmento de telecomunicações caíram 16% no último ano.
Em março de 2017, foram registradas 323,4 mil reclamações pela agência, a maior parte delas relacionada à telefonia fixa: 74,2 mil. A banda larga fixa aparece em segundo lugar, com 49 mil reclamações, seguida pela TV por assinatura, que registrou 45,4 mil reclamações.
Operadoras
Todas as operadoras, com exceção da TIM, registraram queda no número de queixas de consumidores no segmento de telefonia móvel. Confira os números:
Março – 2016 | Março – 2017 | |
Claro | 40, 2 mil | 34,3 mil |
Nextel | 13 mil | 10,1 mil |
Tim | 48,7 mil | 42,8 mil |
Oi | 20,9 mil | 25,2 mil |
Vivo | 44,8 mil | 38,7 mil |
Telefonia fixa
O segmento de telefonia fixa apresentou redução de reclamações de todas as empresas.
Março – 2016 | Março – 2017 | |
NET | 10,7 mil | 9,4 mil |
Oi | 63,4 mil | 40,7 mil |
Vivo | 26,9 mil | 22,4 mil |
TV por assinatura
Entre março de 2016 e março de 2017, a Vivo foi a única operadora de TV por assinatura que registrou aumento nas queixas. Foram 10,2% mais reclamações do que no ano passado. Confira:
Março – 2016 | Março – 2017 | |
NET/Claro | 22,4 mil | 19,7 mil |
Oi | 6 mil | 4,8 mil |
Sky | 22,4 mil | 17,3 mil |
Vivo | 2,9 mil | 3,1 mil |
Banda larga fixa
Na banda larga fixa, somente a Net registrou aumento no número de reclamações no último ano. Segundo a Anatel, foram registradas 933,1 mil queixas entre março de 2016 e março de 2017. Confira os números:
Março – 2016 | Março – 2017 | |
NET | 7 mil | 7,4 mil |
Oi | 34,5 mil | 22,3 mil |
Vivo | 15,5 mil | 14,6 mil |