Desde o lançamento no meio de setembro, o iOS 13 vem sendo considerado um dos softwares com mais bugs já lançados pela Apple. Agora, um novo erro incomoda os usuários. Trata-se do fechamento de aplicativos minimizados.
Segundo o relato de diversos usuários, o iOS 13 vem fechando aplicativos em background do sistema de maneira agressiva, o que aparenta ser um problema de memória. Isso resultou em usuários perdendo progressos em apps após fazer a troca por um outro, que exige mais da memória: como a câmera ou o iMessage, mesmo que apenas por alguns segundos.
O site MacRumors tem um compilado de reclamações de usuários do iOS 13 sobre o bug. No entanto, com as otimizações de software e componentes melhores, esperávamos uma melhora nos aparelhos, e não o contrário.
Ainda não é claro se isso é um bug no iOS 13 ou se algum erro referente à nova atualização, o iOS 13.2. Outra possibilidade é a forma que o software opera em iPhones mais antigos, contudo há reclamações de usuários de iPhone 11 e iPhone 11 Pro alegando que problemas na memória RAM ainda persistem. O mesmo ocorre com o iPad Pro. O novo sistema de câmera, com muitos elementos de computação gráfica e lentes extras, exige muito, especialmente nos modelos Pro, o que pode ser uma possível causa para o erro.
I’ve noticed this since the first 13.2 betas, and Overcast users keep reporting it as well: background apps seem to be getting killed MUCH more aggressively than before.
(Especially on the iPhone 11 if you use the camera, presumably because it needs so much RAM for processing.) https://t.co/Qscmsj1OGY
— Marco Arment (@marcoarment) 29 de outubro de 2019
O que mais incomoda os usuários é o fato de o fechamento dos aplicativos excluir o progresso recente, caso esteja no meio de uma tarefa, como escrevendo algum e-mail ou assistindo algum vídeo no YouTube. Alguns usuários relatam ter perdido um e-mail completo somente por ter aberto outro app, como a câmera ou o Spotify, enquanto outros citam o fato de os aplicativos abertos resetarem quando estão em background, em uma tentativa de controlar a memória RAM.
É difícil especificar onde está o problema, e talvez a Apple faça algo a respeito na próxima atualização. O designer e desenvolvedor Nick Heer disse, em uma publicação em seu blog, que esse não é um grande problema, como o que afetou os HomePod recentemente, mas é embaraçoso, principalmente pelo fato disso acontecer “o tempo todo no sistema do iOS 13”. Além disso, Heer citou que essa é uma das prioridades para a próxima atualização.