Existe uma brecha com sérias implicações de privacidade dentro do iOS pela qual desenvolvedores poderiam espionar os donos de iPhones e iPads sem que eles percebam.
O problema foi descoberto por Felix Krause, um desenvolvedor que trabalha no Google. Ele explicou, por meio de um post publicado ontem, que qualquer aplicativo que tenha obtido permissão para acessar as câmeras do dispositivo pode fazê-lo sempre que estiver em primeiro plano.
Suponha que você esteja no banheiro usando um app como Facebook ou Instagram, por exemplo. Enquanto rola pelos feeds, esses apps poderiam estar fotografando, filmando ou até transmitindo em tempo real seu rosto pela câmera frontal ou o ambiente pela câmera traseira.
Tudo isso ocorre sem que o usuário seja avisado, já que os dispositivos móveis da Apple não emitem alertas quando suas câmeras estão em uso — ao contrário do que ocorre nos Macs, por exemplo, em que há um LED que se acende sempre que a câmera está ligada.
“A única forma verdadeiramente segura de se proteger é usando coberturas de câmera”, escreveu Krause, lembrando que isso é algo que Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, faz em seu computador.
O desenvolvedor disse que reportou a questão à Apple, que não se pronunciou até a publicação desta nota.