Ou os serviços de telecomunicações melhoraram no Brasil no último ano, ou os brasileiros simplesmente cansaram de reclamar. Isso porque um relatório da Anatel de julho de 2018 mostra que o número de queixas contra empresas do setor caiu 13% na comparação com o mesmo período do ano passado. A redução foi de 36,5 mil reclamações, totalizando 244,6 mil.
De um modo geral, todos os setores supervisionados pela Anatel viram uma queda no número de queixas. A telefonia móvel viu 13,8% de reclamações a menos (redução de 18,4 mil), enquanto a TV por assinatura teve queda de 21,4% (menos 8,8 mil), a telefonia fixa teve redução de 8,9% (menos 5,4 mil queixas) e banda larga fixa teve 7,4% de reclamações a menos (3,2 mil de queda).
A queixa mais comum, com bastante folga, é relacionado a cobranças. No caso da telefonia móvel pós-paga, esse tipo de reclamação corresponde a 47,7% das 82,3 mil recebidas no período, enquanto queixas relacionadas a créditos de telefonia móvel pré-paga são 38,5% dos casos relatados à Anatel.
Na telefonia fixa novamente cobrança aparece como o maior problema (41,7% das reclamações), enquanto banda larga destoa do resto por queixas em qualidade de funcionamento (41,1%). Por fim, a TV por assinatura retoma o padrão, com 49,7% das reclamações relacionadas a cobrança.