A Microsoft divulgou ontem as equipes finalistas da Imagine Cup 2016, a “Copa do Mundo da Programação” promovida pela empresa. Ao todo, 35 equipes do mundo todo participarão da final em três categorias: Inovação, Jogos e Cidadania.
Dessas 35 equipes, 4 delas são da América Latina, incluindo a equipe brasileira Tower Up, de Belo Horizonte. A Tower Up está na categoria Jogos, disputando com sua criação O Sonho de Jequi. Trata-se de um jogo de aventura que tem como objetivo desenvolver um trabalho social de valorização do Vale do Jequitinhonha.
A Tower Up foi escolhida entre nove finalistas brasileiros, e deve representar o país em uma competição na qual o Brasil já tem certa “tradição”: no ano passado, a Imagine Cup foi vencida por uma equipe brasileira, a eFitFashion, que criou uma plataforma para compra e venda de roupas feitas sob medida.
A final mundial da competição acontecerá em Seattle, nos Estados Unidos, no dia 29 de julho. Será possível assistir ao evento por streaming, por meio deste link. A vencedora de cada categoria ganhará um prêmio de US$ 50 mil, e a vencedora geral ganhará também uma sessão de mentoria com o CEO da Microsoft, Satya Nadella.
América Latina
As outras equipes latinoamericanas são do Equador, México e Guatemala. O time Eyeus, do México, participa na categoria cidadania com um aplicativo que busca “digitalizar” o olho humano para facilitar diagnósticos médicos.
Nessa mesma categoria está o Another Team, do Equador. O grupo participa com o BrailLearn, um aplicativo cujo objetivo é facilitar a comunicação entre deficientes visuais e demais pessoas. A equipe da Guatemala, a ImeiDB, participa com um aplicativo de mesmo nome que tem o objetivo de combater o roubo de celulares.