Boticário cria primeiro perfume do mundo com ajuda de inteligência artificial

Rene Ribeiro24/10/2018 19h00, atualizada em 25/10/2018 13h30

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A Boticário apresentou em um evento em Nova York, na última terça-feira (22/10) as primeiras fragrâncias do mundo desenvolvidas com a ajuda da Inteligência Artificial. Em duas versões, a novidade começa a ser comercializada nos canais da marca em meados de 2019 e foi criada junto com  a Symrise, uma das mais renomadas casas de fragrância do mundo, e a IBM Research.

“Queríamos criar um produto direcionado para quem quer aproveitar a vida ao máximo. Algo bem característico da geração Millennial – que gosta de se jogar, sem medo de errar, e quer ser livre para fazer suas escolhas – das mais previsíveis às mais inusitadas. E que tivesse tudo a ver com o gosto do consumidor brasileiro, que fosse a melhor combinação para quem é curioso e adora viver novas experiências”, explica o gerente de Perfumaria do Boticário, Jean Bueno.

Essas informações descritas por Bueno, foram enviadas à Symrise que utilizou o sistema Phylira, uma solução de Inteligência Artificial desenvolvida pela IBM Research, que usa algoritmos de aprendizado de máquina para examinar milhões de fórmulas e milhares de ingredientes de forma a identificar padrões e novas combinações.

A partir disso, o resultado foram criados diversos tipos de combinações – que trazem elementos como cheiro de frutas, flores, doces, especiarias, madeiras e até pepino. Com as essências em mãos, o time de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Boticário refinou as fórmulas e chegou às duas primeiras fragrâncias no mundo criadas com a ajuda da Inteligência Artificial.

Richard Goodwin, pesquisador e cientista da IBM Research, informou que “um assistente de inteligência artificial não consegue cheirar uma fragrância. Mas, ao contrário de um humano, consegue aprender rapidamente o desempenho de milhões de fórmulas e criar fórmulas de fragrâncias únicas, alinhadas às preferências das pessoas. O perfumista é quem vai cheirar essas fórmulas e, se necessário, fazer seus ajustes para criar uma nova fragrância.”

O nome, embalagem e outras das fragrâncias serão reveladas em meados de 2019, mas já foram testadas e aprovadas por especialistas no segmento. A data de lançamento também não foi divulgada.

Colaboração para o Olhar Digital

Rene Ribeiro é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital