Boeing fecha contrato para produzir cinco submarinos Orca XLUUV

A Marinha dos EUA concedeu à empresa o direito de desenvolver os novos veículos, que serão baseados no UUV Echo Voyager e não contarão com tripulação
Redação04/07/2019 15h17, atualizada em 04/07/2019 16h23

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A Marinha dos EUA concedeu à Boeing contratos no total de US $ 274,4 milhões para produzir cinco veículos submarinos não tripulados (XLUUVs) Orca Extra Large. Baseado no UUV protótipo Echo Voyager, da Boeing, um veículo de 15,5 m de comprimento pode ser usado em ações de guerra submarina, guerra na superfície, guerra eletrônica e missões de ataque.

O objetivo é que esses cinco nadem do porto para uma área de operação, permaneçam lá, estabeleçam comunicações, implantem cargas úteis e depois naveguem para casa. Os menores UUVs táticos que a Marinha usa atualmente podem ser caros, pois precisam de um navio de apoio tripulado nas proximidades e têm resistência limitada, problemas que podem ser resolvidos com o XLUUV.

Em outubro de 2017, a Boeing e a Lockheed Martin participaram da fase de projeto do Orca XLUUV. Em maio, a primeira concedeu uma modificação no contrato para entregar cinco de seus XLUUVs e elementos de suporte associados. O porta-voz do Comando de Sistemas Marítimos dos EUA, Alan Baribeau, contou que “o Orca XLUUV é uma aquisição multifásica que apresenta uma concorrência total e aberta à indústria para projetar, fabricar, testar e fornecer sistemas à Marinha dos EUA”.

A Boeing diz que as lições aprendidas com o Echo Voyager foram incorporadas ao projeto do Orca para melhorar a confiabilidade e reduzir os riscos, um porta-voz da empresa apontou que “o veículo já tem mais de 2.500 horas de testes oceânicos”.

“O design modular para o Orca XLUUV inicial permitirá que cargas úteis atuais e futuras, sensores, autonomia e outros sistemas possam ser integrados durante o ciclo de vida dos veículos”, apontou Baribeau. A embarcação de 45,4 toneladas oferece uma capacidade de carga útil modular de até 56,6 metros cúbicos e 7,3 toneladas de peso seco em um comprimento máximo de 10,4 m, e as cargas úteis da missão são alimentadas por uma bateria de 18kW.

A entrega das cinco unidades ocorrerá em breve, sendo a primeira prevista para o final de 2020, e o contrato deverá ser concluído em dezembro de 2022. Segundo Baribeau, as Orca XLUUs passarão por um rigoroso plano de integração e testes com a contratada e um teste independente do governo e avaliação do usuário militar antes do uso operacional.

Via: Naval-Tecnology

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital