Uma bateria desenvolvida por cientistas da Universidade de Rice, nos Estados Unidos, consegue se recarregar entre 10 e 20 vezes mais rapidamente do que as baterias de íons de lítio tradicionais. E isso graças a um novo ingrediente: asfalto.
Os pesquisadores incorporaram o carbono poroso do asfalto a um dos pólos da bateria, e descobriram que isso aumentava tanto a capacidade do componente quanto a velocidade qual a qual ele se recarregava.
Isso porque o material resultante da mistura de asfalto com lítio é capaz de gerar mais corrente e armazenar mais energia do que só o lítio. Na teoria, uma dessas baterias pode ser carregada em apenas cinco minutos.
Além disso, o uso da bateria com asfalto não resultava na formação de dendritos de lítio. Esses dendritos são depósitos que vão se formando conforme a bateria é usada, e que podem fazer com que ela apresente defeitos após muito tempo de uso.
Sem a formação dos dendritos, a bateria desenvolvida pelos cientistas se manteve estável mesmo após mais de 500 ciclos de recarga. Ainda não há previsão de quando as baterias vão ser lançadas no mercado.