O Banco do Brasil anunciou nesta quinta-feira, 22, que está integrando alguns de seus serviços ao Facebook, o que permitirá que seus clientes realizem algumas operações bancárias diretamente pelo Messenger, comunicando-se com um chatbot do banco, sem precisar abrir o aplicativo da empresa estatal.
O recurso foi desenvolvido em parceria com a IBM, utilizando a tecnologia de inteligência artificial do supercomputador Watson. Desta forma, os usuários poderão “conversar” diretamente com o banco, dando comandos em texto que serão interpretados por meio das capacidades cognitivas do Watson.
Por enquanto, apenas algumas funções do banco estarão disponíveis por meio do Messenger. Isso inclui a possibilidade de consultar o extrato da conta, verificar a fatura do cartão de crédito e solicitar a segunda via do cartão e ativá-la. O Banco do Brasil também pretende implementar a consulta de saldo da poupança e acompanhamento de investimentos. Além disso, no futuro, o robô também poderá dar sugestões de investimento aos clientes.
Pelo menos em um primeiro momento, fica claro que o Banco do Brasil evitou incluir alguns recursos mais delicados no chatbot. Nenhuma das funções confirmadas permitem movimentações financeiras, como pagamentos ou transferências, o que certamente chamaria a atenção do cibercrime.
Para garantir que o usuário do Facebook é realmente o dono da conta que está tentando acessar, o robô perguntará o número da agência e da conta bancária. Logo em seguida, ele solicitará a senha de acesso e, caso esteja correta, enviará um código via SMS para o número de celular vinculado à conta para confirmação. Só então as funções estarão disponíveis. Após 10 minutos de inatividade, será necessário realizar o procedimento de autenticação novamente para uma nova operação.