Austrália terá ‘usina solar virtual’ com 50 mil casas equipadas com baterias

Redação05/02/2018 12h23, atualizada em 05/02/2018 13h30

20180205112702

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O governador do estado da Austrália do Sul (um dos estados que compõem a Austrália) anunciou ontem um plano para criar uma “usina elétrica virtual” composta por 50 mil casas. As casas serão equipadas com painéis solares e baterias Powerwall da empresa Tesla – que já colaborou com o governo do estado para construir a maior bateria do mundo por lá.

A ideia, segundo a Reuters, é que as casas sejam conectadas em uma única rede de energia. Como cada casa é capaz de produzir e armazenar energia, elas poderiam compartilhar a energia entre si – assim, mesmo que determinada região recebesse pouca luz do sol (e portanto gerasse pouca energia), ela continuaria a ser abastecida pela energia gerada pelas outras.

Fora isso, a rede deve ajudar a estabilizar a eletricidade na região. Por lá, 40% da energia vem de usinas eólicas (que geram energia a partir do vento). A região, no entanto, sofreu uma série de apagões e flutuações no preço da energia por causa das variações do vento. A possibilidade de produzir e armazenar energia solar deve ajudar a mitigar o problema da falta de luz em momentos de pouco vento.

Energia limpa e barata

Moradores da região podem se inscrever para receber os painéis solares e as baterias da empresa sem nenhum custo. A ideia é que essa instalação seja custeada por meio da venda da energia sobressalente que os painéis das casas participantes produzirão – ou seja, o próprio equipamento acabará pagando por si mesmo.

Segundo o Digital Trends, 1.100 residências já estão recebendo a instalação dos painéis, e outras 24 mil casas estão na fila. A ideia é que, ao longo dos próximos anos, um total de 50 mil casas recebam o equipamento – nesse momento, elas formarão uma rede elétrica capaz de oferecer a mesma quantidade de energia que uma turbina movida a gás ou que uma usina de carvão.

Para se ter uma ideia, cada painel solar é capaz de oferecer até cinco kilowatts de potência para uma casa. A bateria, por sua vez, tem uma capacidade de armazenar até 13,5 mil watts-hora (a bateria do iPhone X, para efeito de comparação, tem uma capacidade de pouco mais de 10 watts-hora).

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital