A Internet das Coisas é uma grande aposta da indústria da tecnologia, trazendo novas soluções ao conectar objetos do cotidiano à internet. O problema é que, quando essa ideia dá errado, as consequências são sérias. Um exemplo recente foi visto quando a fabricante de fechaduras inteligentes LockState liberou uma atualização desastrada que causou um erro fatal do sistema.
Sim: a fechadura da porta de algumas pessoas parou de funcionar após a empresa liberar um update para modelos de fechadura RemoteLock 6i que havia sido desenvolvido para modelos 7i. A partir daí, a parte “smart” da fechadura caríssima deixou de funcionar, passando a operar apenas com a boa e velha chave física. Estima-se que 500 pessoas tenham sido afetadas, como informou a LockState ao site Ars Technica.
Existem alguns complicadores além da simples possibilidade de a pessoa ficar trancada para fora de casa por não carregar a chave. O modelo 6i é indicado para o Host Assist do Airbnb, uma parceria que permite receber hóspedes sem estar fisicamente presente, dando apenas um código que pode ser alterado remotamente. Quando a fechadura quebra, o visitante pode ficar trancado para dentro ou para fora de casa até que alguém com uma chave física vá ajudá-lo, o que no mínimo vai ser uma experiência negativa de viagem.
Para piorar, a solução não é simples. Com o erro fatal causado pela instalação do firmware errado, a fechadura ficou incapaz de receber novas atualizações over-the-air (pelo Wi-Fi). Com isso, o cliente tem duas opções: enviar uma peça para a fabricante atualizar o firmware manualmente e devolvê-la, o que pode levar até sete dias, ou pedir a substituição de um outro componente, o que pode levar até 18 dias. Em ambos os casos, será necessário usar uma chave física para destrancar as portas.