Desde o fim do suporte oficial da Microsoft para o Windows 7, muitos usuários que ainda usam o sistema operacional antigo estão correndo atrás do lucro para atualizar seus computadores para o Windows 10 sem precisar comprar uma nova licença – que pode custar entre R$ 730 (versão Home) e R$ 1.099 (versão Pro).
Por muito tempo, a Microsoft ofereceu esse upgrade gratuito para usuários do Windows 7 e 8, mas esta oferta supostamente terminou em julho de 2016. Porém, A ferramenta de atualização gratuita ainda funciona para muitos usuários que possuem uma licença original do produto.
O Olhar Digital fez um tutorial completo, com o passo a passo para atualizar o Windows 7 para o Windows 10 gratuitamente. Entretanto, algumas pessoas não estão conseguindo fazer o upgrade – e existem várias explicações para isso.
Primeiro, é necessário observar se sua versão do Windows 7 bate com a atualização do Windows 10. Por exemplo: PCs rodando Windows 7 Enterprise (a oferta de atualização gratuita funciona apenas com edições Home, Pro e Ultimate). Outro problema comum são usuários que em algum momento reinstalaram o Windows 7 antes de fazer a atualização, mas esqueceram de ativar a nova instalação do Windows primeiro (a oferta de atualização gratuita requer que a cópia subjacente do Windows 7 ou Windows 8.1 seja ativada corretamente).
Para alguns usuários, o programa de instalação tem falhado, com uma mensagem de erro com o código “0x80070011”. É difícil diagnosticar qualquer falha à distância, mas geralmente esse problema é relacionado a arquivos de instalação corrompidos. Baixar o programa no site da Microsoft novamente e começar tudo do zero é o recomendado.
Outro problema comum é tentar a instalação e receber a mensagem “Este PC não pode ser atualizado para o Windows 10”. Esse erro está relacionado aos blocos de compatibilidade que a Microsoft introduziu na versão de maio de 2019 (versão 1903). É preciso rastrear se algum driver de hardware ou o aplicativo está causando o bloqueio. Busque também por atualizações da BIOS ou firmware. Como precaução, desconecte todos os dispositivos externos não essenciais antes de tentar novamente.
E ainda há uma chance de que, mesmo com todos esses obstáculos superados, o usuário ainda não consiga fazer o upgrade gratuito. Por exemplo, aqueles que possuem máquinas projetadas antes do lançamento do Windows 10, em 2015. Por isso, em muitos casos a Microsoft recomenda a compra de um equipamento novo, com o sistema operacional mais recente já instalado.
Usuários do Windows 7 que não atualizarem para a nova versão não poderão mais obter atualizações ou correções de segurança da Microsoft, nem suporte técnico para quaisquer problemas. Sem essas novas atualizações, os computadores com o sistema operacional podem ficar ainda mais vulneráveis a vírus e malwares.
Via ZDNet